Recall de airbags Takata: milhares de carros no Brasil sem reparo

Por Alan Correa

25/08/2024

Guia de Usados

Recall de airbags Takata: 2,5 milhões de carros ainda circulam com risco no Brasil

Airbags defeituosos da Takata, instalados em veículos de 17 montadoras, causaram a morte de sete motoristas no Brasil desde 2020. O problema afeta milhões de carros entre 2001 e 2018.

O defeito nos airbags ocorre devido ao uso do nitrato de amônio, que se torna instável com o tempo e pode explodir. Fragmentos de metal são lançados a alta velocidade, causando ferimentos fatais.

Em abril de 2024, Cléber Moreira morreu após uma colisão de baixa velocidade. Fragmentos metálicos perfuraram seu tórax, em consequência da explosão do airbag defeituoso.

Apesar do recall de mais de cinco milhões de veículos, quase metade dos carros com airbags defeituosos ainda não foi reparada. A falta de adesão ao recall agrava os riscos para motoristas.

O recall de airbags Takata é o maior da história automotiva, afetando mais de 20 milhões de veículos no mundo. A empresa foi multada em mais de 1 bilhão de dólares nos Estados Unidos.

Os motoristas brasileiros podem verificar no site da Secretaria Nacional de Trânsito se seus carros precisam de reparo. Basta inserir o número do chassi ou da placa para consultar o recall do airbag.