O Ford Focus GLX 1.6 16V é um hatch médio que, mesmo com uma década de história desde seu lançamento em 2011, ainda encanta os apaixonados por carros. Com um preço acessível de R$ 31.787, este modelo Flex, movido a álcool e gasolina, torna-se uma opção atrativa para quem busca um veículo versátil e eficiente. Seu motor Sigma, com 109 cv de potência, proporciona uma experiência de condução vigorosa, enquanto a transmissão manual de 5 marchas adiciona um toque esportivo à jornada.
Contudo, ao considerar a aquisição de um veículo usado, a análise se torna crucial. O consumo urbano de 6,5 km/l (álcool) e 9,7 km/l (gasolina) pode suscitar questionamentos sobre a economia a longo prazo. Neste contexto, surge a indagação: vale a pena investir em um Ford Focus GLX 1.6 16V de 2011? Para responder a essa pergunta, exploraremos os aspectos do consumo, desempenho e autonomia, além de destacar pontos críticos que merecem atenção antes de fechar negócio. Vamos explorar se este modelo ainda é uma escolha sensata para os motoristas que buscam aliar desempenho e economia.
No coração deste hatch médio, reside um motor de 4 cilindros em linha, transversalmente disposto, com uma cilindrada de 399 cm³. Sua potência máxima, atingindo 109 cv (álcool) a 5500 rpm, e um torque de 16,3 kgfm (álcool) a 4250 rpm, revelam um conjunto mecânico sólido e eficiente. Estes números traduzem-se em um desempenho notável, evidenciado pela aceleração de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos.
A transmissão manual de 5 marchas, identificada pelo código IB5, proporciona uma resposta ágil e controlada, enriquecendo a experiência de condução. Associada a isso, a tração dianteira, mantendo o equilíbrio dinâmico, contribui para um desempenho consistente nas mais variadas condições de estrada.
A velocidade máxima deste modelo atinge 189 km/h, adicionando uma camada de versatilidade ao veículo. Essa marca, resultado de um conjunto harmônico de motor e transmissão, oferece uma experiência de direção satisfatória, seja em trajetos urbanos ou em viagens mais longas.
Ao analisar esses dados, percebe-se que o código do motor Sigma, aliado à disposição transversal e à injeção multiponto, culmina em um conjunto propulsor eficaz. Essa harmonização entre os elementos mecânicos e a precisão da transmissão resulta em um veículo que alia potência e eficiência, proporcionando uma performance equilibrada aos motoristas.
Ao contemplar as cifras de consumo, o Ford Focus GLX 1.6 16V apresenta números razoáveis. O consumo urbano de 6,5 km/l (álcool) e 9,7 km/l (gasolina) pode suscitar considerações sobre a eficiência em trajetos citadinos. Entretanto, os números de consumo rodoviário de 8,7 km/l (álcool) e 12,9 km/l (gasolina) conferem ao veículo uma autonomia que o torna uma escolha viável para viagens mais extensas.
Internamente, o hatch médio da Ford oferece um ambiente espaçoso e confortável para seus ocupantes. Com capacidade para cinco passageiros, o interior destaca-se pela disposição ergonômica dos comandos, proporcionando uma experiência de direção agradável. O porta-malas, com uma capacidade de 328 litros, oferece espaço suficiente para bagagens e compras do dia a dia.
No quesito de suspensão, este hatch médio apresenta um sistema dianteiro independente do tipo McPherson, enquanto a traseira ostenta uma configuração independente multibraço. Essas escolhas na suspensão, aliadas a molas helicoidais, contribuem para uma condução estável e confortável, absorvendo irregularidades da estrada.
As medidas externas revelam um veículo compacto, com um comprimento de 4337 mm, largura de 1840 mm e altura de 1497 mm. A distância entre-eixos, medida essencial para o espaço interno, atinge 2640 mm. As bitolas dianteira e traseira, com 1540 mm e 1536 mm, respectivamente, proporcionam uma postura equilibrada nas estradas.
O sistema de freios é composto por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. Essa configuração, combinada a um sistema de assistência hidráulica na direção, proporciona uma resposta eficaz e precisa ao condutor. O diâmetro de giro de 10,4 metros destaca a agilidade nas manobras urbanas.
A direção hidráulica, elemento crucial para a dirigibilidade, oferece um controle suave e preciso. Essa característica, associada à altura mínima do solo de 149 mm, contribui para a facilidade de condução, garantindo uma experiência agradável em diferentes condições de terreno.
Os pneus, dimensionados em 205/55 R16, conferem uma aderência sólida à estrada, assegurando estabilidade e controle ao veículo. Essa escolha de pneus, combinada a uma área frontal corrigida de 0,758 m² e um coeficiente de arrasto de 0,324, contribui para uma eficiência aerodinâmica notável.
Esses elementos, desde a suspensão até os pneus, formam um conjunto que destaca-se pelo equilíbrio entre conforto e desempenho, tornando este hatch médio uma opção atraente para quem busca uma experiência de condução sólida e segura.
No que tange ao valor deste modelo no mercado de usados, observa-se uma faixa de preço médio que varia em torno de aproximadamente R$ 32 mil e R$ 40 mil. Esse intervalo oferece uma margem para negociação dependendo do estado do veículo e quilometragem, permitindo que os potenciais compradores explorem diferentes opções e garantam um bom custo-benefício na aquisição de um veículo usado.