A Kia Brasil celebrou 30 anos de contínuas operações de importação de veículos da montadora sul-coreana Kia Corp. A nomeação da Kia Brasil ocorreu em 30 de junho de 1992, logo após a abertura do mercado brasileiro de automóveis ao comércio internacional.
Este marco histórico também foi marcado pela entrega do veículo de número 450.000, um SUV full hybrid Niro, pela concessionária Stern, de São Paulo, para a cliente Lina Monetta Silva, que recebeu um certificado de compensação de emissões de carbono para até 160 mil quilômetros rodados, juntamente com um pacote de revisões periódicas gratuitas em 23 de agosto.
Para celebrar esta ocasião, a Kia Brasil está estendendo a compensação de emissões de carbono para até 160 mil quilômetros rodados a todos os novos compradores do Niro HEV, a partir deste veículo comemorativo até o final deste ano.
José Luiz Gandini, presidente da empresa, enfatiza que a trajetória de 30 anos da Kia Brasil é caracterizada pela resiliência, desde o início das operações até os desafios do mercado de importação, incluindo medidas governamentais de proteção à indústria nacional e instabilidades cambiais.
Em 1992, dois anos após a abertura do mercado brasileiro, José Carlos Gandini, pai do atual presidente da importadora, foi abordado por um sul-coreano residente no Brasil que buscava empresários brasileiros para representar oficialmente a Kia Corp. Após visitar a Kia na Coreia do Sul e confirmar um pedido inicial de 1.000 veículos, a Kia Motors do Brasil foi fundada em 30 de junho de 1992.
Ao longo de três décadas, a Kia Brasil demonstrou resiliência e inovação no mercado brasileiro, introduzindo modelos como o Sportage 4×4 Diesel, adotando a corruptela de Best A para Besta, e lançando modelos eletrificados como o Niro, Sportage e Stonic.
Os cinco modelos mais vendidos da Kia Brasil ao longo desses 30 anos foram o Sportage (106.000 unidades), Cerato (71.000 unidades), caminhão Bongo K2500 (62.000 unidades), Besta (58.000 unidades) e Picanto (42.000 unidades).
A Kia Brasil sempre priorizou seu centro de distribuição de peças e componentes, mantendo um foco especial nos clientes de veículos comerciais. Em 2009, o Grupo Gandini, representante oficial da Kia Corp. no Brasil, também se tornou distribuidor no Uruguai e iniciou a fabricação do caminhão leve Bongo K2500 em Montevidéu.
Em 2016, o Grupo Gandini inaugurou o Gandini Centro Tecnológico em Salto, São Paulo, um laboratório reconhecido pela Cetesb, que realiza testes de emissões de gases de escapamento, consumo de combustível, emissões evaporativas e muito mais, incluindo veículos híbridos e elétricos.
Para o futuro, a Kia Brasil tem planos de introduzir modelos 100% elétricos, como o SUV de grande porte EV9 e o Niro EV, em 2024, como parte de sua estratégia de eletrificação e mobilidade sustentável.
*Com informações da Kia.