O Suzuki Jimny 4All 1.3, lançado em 2014, destaca-se por sua proposta off-road e características compactas. Com um motor de 85 cv, transmissão manual de 5 marchas e tração integral temporária, o veículo demonstra uma abordagem robusta e voltada para aventuras fora de estrada.
Em termos de design, o Jimny possui dimensões compactas, facilitando a condução em ambientes urbanos e trilhas estreitas. Sua altura mínima do solo de 200 mm e ângulos de entrada, saída e central robustos o tornam adequado para terrenos variados.
No entanto, com apenas duas portas e capacidade para quatro ocupantes, a praticidade diária pode ser comprometida. Além disso, a capacidade limitada do porta-malas pode ser uma consideração importante para aqueles que necessitam de espaço adicional.
O desempenho do veículo é modesto, com uma velocidade máxima de 146,4 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos. O consumo de combustível urbano de 9,5 km/l e rodoviário de 10,7 km/l são aceitáveis para um veículo desse porte.
O sistema de suspensão com eixo rígido e molas helicoidais, juntamente com freios a disco na frente e tambores na traseira, ressalta a capacidade off-road, mas pode comprometer o conforto em estradas pavimentadas.
Considerando esses aspectos, a decisão de compra do Suzuki Jimny 4All 1.3 dependerá das necessidades específicas do comprador. Se a prioridade for um veículo compacto, robusto e capaz de enfrentar trilhas off-road, o Jimny pode ser uma escolha interessante. No entanto, se a conveniência diária, espaço interno e desempenho mais ágil forem prioridades, outras opções no mercado podem ser mais adequadas.
O veículo em questão é equipado com um motor de 4 cilindros em linha, código de identificação M13A, que utiliza injeção multiponto para otimizar a combustão. A potência máxima atinge 85 cv a 6000 rpm, enquanto o torque máximo é de 11,2 kgfm a 4100 rpm. Esses números revelam um desempenho moderado, adequado para aplicações urbanas e off-road.
A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 15,1 segundos, indicando uma resposta satisfatória nas arrancadas. A velocidade máxima atinge 146,4 km/h, evidenciando um foco mais voltado para a versatilidade off-road do que para alta performance em estradas.
O veículo faz parte da terceira geração, identificada pela série JB. A plataforma proporciona dimensões compactas, com um comprimento de 3675 mm e uma largura de 1600 mm, favorecendo a agilidade em ambientes urbanos e trilhas estreitas. A distância entre-eixos de 2250 mm contribui para a estabilidade em diferentes terrenos.
A tração é integral temporária, proporcionando a capacidade de enfrentar terrenos variados. O sistema de transmissão é manual de 5 marchas, promovendo o controle direto por parte do condutor. A embreagem monodisco a seco, juntamente com a configuração de marchas, influencia a experiência de condução e a eficiência energética.
No que diz respeito ao consumo de combustível, o veículo apresenta números aceitáveis, com uma média urbana de 9,5 km/l e uma média rodoviária de 10,7 km/l. Esses valores contribuem para uma autonomia razoável, com 380 km em ambientes urbanos e 428 km em estradas.
O interior do veículo oferece espaço para quatro ocupantes, distribuídos em duas portas. Apesar da capacidade limitada do porta-malas, com apenas 113 litros, o veículo compensa com uma altura mínima do solo de 200 mm, tornando-o adequado para aventuras off-road. A carga útil de 360 kg adiciona uma camada de versatilidade ao veículo.
A suspensão do veículo adota uma abordagem robusta, com eixo rígido tanto na dianteira quanto na traseira, combinado com elementos elásticos do tipo mola helicoidal. Essa configuração proporciona estabilidade e resistência, características essenciais para enfrentar terrenos acidentados e off-road.
Com um peso total de 1060 kg, o veículo demonstra uma relação peso-potência de 12,47 kg/cv. Essa relação influencia diretamente no desempenho, eficiência e agilidade do veículo, equilibrando a potência do motor com a carga que o veículo carrega.
O veículo apresenta dimensões compactas, com um comprimento de 3675 mm e uma largura de 1600 mm. A distância entre-eixos de 2250 mm contribui para a estabilidade, enquanto a altura de 1705 mm reforça a presença off-road do veículo. A bitola dianteira de 1355 mm e traseira de 1365 mm influenciam na distribuição do peso e na capacidade de manobra do veículo.
O sistema de freios é composto por discos sólidos na parte dianteira e tambores na traseira. Essa configuração oferece uma frenagem equilibrada e eficiente, atendendo às demandas tanto de condução urbana quanto off-road.
A direção do veículo é hidráulica, proporcionando assistência para uma condução mais suave. O diâmetro de giro de 9,8 metros destaca a capacidade de manobra em espaços restritos, facilitando a experiência do condutor em ambientes urbanos.
Os pneus do veículo possuem as medidas 205/70 R15 tanto na dianteira quanto na traseira. Essa especificação contribui para a aderência em diferentes tipos de terreno, garantindo estabilidade e controle, características fundamentais para um veículo com proposta off-road.
Considerando todos esses aspectos, o preço aproximado do veículo fica entre R$ 62 mil e R$ 76 mil, dependendo do estado do veículo e quilometragem. A relação entre o desempenho, características off-road e o espaço interno deve ser avaliada em comparação com outras opções disponíveis no mercado para determinar se o investimento atende às necessidades específicas do comprador.