A Toyota Hilux, uma das picapes mais vendidas no Brasil, mantém sua popularidade devido à sua robustez e confiabilidade em terrenos adversos. No entanto, mesmo com sua reputação consolidada, a picape enfrenta diversas reclamações recorrentes de proprietários que relatam falhas em componentes importantes. Entre os principais problemas estão a infiltração de poeira na cabine, empenamento dos discos de freio, barulhos na suspensão e falhas no sistema anticolisão (PCS), parte do pacote de segurança Toyota Safety Sense. Além disso, a marca foi alvo de críticas em 2024 devido a um recall relacionado ao aerofólio em algumas versões da Hilux, gerando insatisfação entre os consumidores.
Apesar desses defeitos, a Toyota Hilux continua liderando as vendas no segmento, com mais de 31 mil unidades emplacadas até agosto de 2024. A Toyota tem se esforçado para lidar com os problemas relatados, realizando manutenções, recalls e atualizações de software. Entretanto, muitos proprietários ainda aguardam soluções definitivas para questões como a vibração ao frear, a falta de acessórios na entrega e o mau funcionamento da central multimídia, o que tem gerado frustração entre alguns consumidores.
A Toyota Hilux é uma das picapes mais vendidas no Brasil, destacada por sua robustez e desempenho em terrenos adversos. No entanto, ao longo dos anos, muitos proprietários começaram a relatar falhas recorrentes em diversos componentes do veículo, gerando preocupações em relação à experiência de condução e à confiabilidade de certos sistemas. Embora continue liderando o mercado, a Hilux apresenta problemas que impactam o conforto e a segurança, resultando em insatisfação para alguns consumidores.
Entre as reclamações mais comuns, destacam-se infiltração de poeira na cabine, empenamento dos discos de freio, problemas na suspensão e falhas no sistema anticolisão (PCS). Além disso, um recall recente relacionado ao aerofólio gerou mais frustração entre os proprietários. Vamos abordar esses problemas em detalhes a seguir.
A infiltração de poeira é uma das queixas mais recorrentes entre os proprietários da Toyota Hilux, especialmente entre aqueles que utilizam o veículo em condições off-road. Mesmo em manutenções preventivas, muitos consumidores relataram que a poeira continuava a entrar no interior da picape, causando desconforto e prejudicando a experiência de condução.
Esse problema é particularmente frustrante para motoristas que utilizam a Hilux em regiões com terrenos irregulares ou muita poeira, onde se espera que o veículo ofereça uma vedação eficaz. Embora a Toyota tenha implementado melhorias ao longo dos anos, a questão da infiltração de poeira continua a ser uma preocupação constante para os usuários que dependem da picape em condições adversas.
Proprietários relatam que mesmo após levarem o veículo para revisão, o problema persiste, o que levou alguns a buscarem soluções alternativas para aumentar a vedação da cabine, como a instalação de acessórios não originais.
Outro defeito amplamente relatado pelos donos da Toyota Hilux é o empenamento dos discos de freio dianteiros, o que provoca vibrações no volante ao frear, especialmente em velocidades mais altas ou em descidas. Alguns proprietários relataram que essas vibrações começaram a ocorrer com baixa quilometragem, por volta dos 32 mil quilômetros rodados, o que gera preocupações quanto à durabilidade dos componentes de frenagem.
A Toyota informou que discos e pastilhas de freio são peças de desgaste natural e, portanto, não são cobertas pela garantia. Isso gerou insatisfação entre os clientes, que esperavam uma solução mais rápida e eficaz por parte da fabricante. Mesmo com revisões periódicas e trocas de peças, muitos consumidores continuam relatando problemas com a eficiência do sistema de freios.
Esse defeito é especialmente preocupante para motoristas que utilizam a Hilux em situações de uso intenso, como estradas de terra ou em regiões montanhosas, onde o sistema de freios é crucial para a segurança.
Em maio de 2024, a Toyota convocou um recall para a remoção do aerofólio (ou barra esportiva) em algumas versões da Hilux, incluindo a SRX Plus e a GR-Sport. O acessório apresentou risco de rachaduras nos suportes quando submetido a condições severas de uso, podendo se soltar e representar um risco para outros motoristas e pedestres. A decisão da montadora foi remover o acessório de forma preventiva, mas a solução oferecida causou insatisfação.
Os consumidores receberam três opções da Toyota: a substituição do aerofólio por um santantônio, um reembolso de aproximadamente R$ 1.800 ou a opção de aguardar a criação de um novo acessório. No entanto, muitos clientes expressaram descontentamento com a demora na reposição do aerofólio e a falta de uma solução definitiva.
Essa situação gerou frustração, já que muitos proprietários adquiriram as versões afetadas justamente por conta do design e dos acessórios incluídos, e a falta de uma resposta rápida por parte da fabricante contribuiu para a insatisfação geral.
Barulhos na suspensão são outra reclamação comum entre os proprietários da Toyota Hilux. Alguns consumidores relataram que, ao utilizar o veículo em estradas de terra ou em terrenos irregulares, o sistema de suspensão começa a emitir ruídos, afetando o conforto ao dirigir.
Esses barulhos, em muitos casos, não desaparecem mesmo após levarem o veículo para revisão nas concessionárias. Apesar de ajustes feitos nas oficinas, o problema persiste para alguns proprietários, gerando uma experiência de condução menos satisfatória, principalmente em terrenos onde a suspensão é mais exigida.
Embora a Toyota tenha investigado esses relatos, até o momento não foi identificada uma solução definitiva para eliminar os ruídos na suspensão, o que continua sendo uma fonte de insatisfação entre os consumidores que utilizam o veículo para trabalhos pesados ou em terrenos mais acidentados.
A central multimídia da Toyota Hilux também é alvo de reclamações de muitos consumidores. Os problemas mais relatados incluem falhas no sistema de navegação, dificuldades de conectividade com dispositivos móveis e, em alguns casos, travamentos que afetam a usabilidade do equipamento.
A Toyota lançou atualizações de software para corrigir alguns desses problemas, mas muitos proprietários relatam que as falhas persistem, mesmo após a aplicação das correções. Esse defeito impacta a experiência de quem utiliza a picape, especialmente em viagens longas, onde o sistema de navegação e a conectividade são ferramentas essenciais.
A montadora se comprometeu a investigar mais profundamente os problemas com a central multimídia, buscando oferecer uma solução mais definitiva para os consumidores afetados.
O sistema anticolisão (PCS), parte do pacote de segurança Toyota Safety Sense, foi projetado para aumentar a segurança do veículo, acionando a frenagem autônoma em situações de emergência. No entanto, alguns proprietários da Hilux relataram falhas intermitentes no funcionamento desse sistema.
Essas falhas preocupam, pois o sistema é essencial para evitar acidentes em momentos críticos. A Toyota informou que está investigando os relatos e busca corrigir os problemas, com o objetivo de garantir a segurança e a eficiência da tecnologia.
Enquanto a fabricante trabalha para resolver esses problemas, os consumidores continuam a relatar preocupações sobre a confiabilidade do PCS em momentos cruciais, o que pode comprometer a segurança ao dirigir.
Além dos problemas técnicos, muitos consumidores relataram que suas Hilux foram entregues sem alguns acessórios que acreditavam ser de série. Entre os itens ausentes, destacam-se o parabarro, a capota marítima e o protetor de caçamba. Esses acessórios, segundo os consumidores, deveriam fazer parte do pacote de venda, mas não foram incluídos em alguns casos.
Essa falha na entrega dos acessórios gerou insatisfação entre os compradores, que esperavam receber o veículo completo, conforme o acordado no momento da compra. A Toyota informou que os casos estão sendo analisados individualmente e que os clientes afetados devem entrar em contato com as concessionárias para resolver a questão.
A Toyota tem mantido seu compromisso com a segurança e satisfação dos consumidores. Em relação ao recall do aerofólio, a empresa informou que a remoção foi necessária para cumprir as regulamentações de segurança e proteger os motoristas e pedestres. A recomendação da Toyota para os clientes que não aceitaram as soluções oferecidas é aguardar a segunda fase do recall, onde será apresentado um novo acessório.
Sobre os discos de freio, a Toyota informou que os casos são pontuais e que foram tratados diretamente com os clientes. A marca reiterou que componentes de desgaste natural, como discos e pastilhas de freio, não são cobertos pela garantia.
A fabricante também está atenta aos relatos de falhas no sistema anticolisão e investiga a origem dos problemas, com o objetivo de garantir que a tecnologia Toyota Safety Sense funcione conforme o esperado. A marca reafirma seu compromisso com a segurança de seus veículos e a satisfação dos seus consumidores.
Fonte: Carro.Blog.Br, MobiAuto e AutoEsporte.