A Hyundai lançou a versão HB20S Limited Plus, um sedã compacto que visa atrair consumidores focados no custo-benefício, sem priorizar o conforto do câmbio automático. Equipado com um motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, o modelo destaca-se pela eficiência e economia, sendo ideal para motoristas de aplicativos e quem utiliza o carro intensamente.
Essa nova versão é mais completa do que a de entrada, Comfort, oferecendo um bom equilíbrio entre recursos e preço, se comparada às versões automáticas e turbinadas. No visual, a Limited Plus se diferencia por suas rodas de liga leve de 15 polegadas, enquanto a versão Comfort, mais básica, conta com rodas de calota.
O facelift realizado em 2022 trouxe uma aparência mais moderna ao modelo, mas a distância entre-eixos de 2,53 metros pode limitar o espaço interno, especialmente para pessoas com mais de 1,80 metro de altura. Em comparação com concorrentes como o Renault Logan, que tem 2,63 metros de distância entre os eixos, o HB20S perde em espaço interno, um fator importante para quem busca mais conforto no banco traseiro.
Para motoristas de aplicativo, o espaço do porta-malas é um ponto relevante. O HB20S oferece 475 litros de capacidade, superando modelos como o Onix Plus e o Nissan Versa, mas ainda ficando atrás do Fiat Cronos, que lidera a categoria com 525 litros. A partir desta versão, o HB20S inclui chave presencial e iluminação no porta-malas. Internamente, o acabamento é simples, com materiais de plástico e alguns detalhes em couro sintético em tons claros. O espaço para os passageiros no banco traseiro é limitado, sem saídas USB ou apoio de braço central, o que é comum na categoria. A central multimídia oferece conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, mas a ausência de um carregador por indução pode frustrar quem busca uma maior integração com o smartphone.
O motor 1.0 de três cilindros oferece 80 cavalos de potência no etanol, com transmissão manual de cinco marchas. A caixa de câmbio tem engates precisos, embora apresente uma leve rigidez lateral ao trocar para primeira e quinta marchas. Apesar disso, o HB20S proporciona uma condução confortável em viagens longas.
Um destaque é a economia de combustível. Dados do Inmetro indicam que o HB20S pode alcançar até 15 km/litro com gasolina. No etanol, o consumo registrado foi de 8,2 km/litro, comprovando a eficiência anunciada pela Hyundai. Essa economia é um fator importante para quem passa longas horas ao volante.
A suspensão é bem calibrada, oferecendo um equilíbrio entre conforto e firmeza. Não é tão rígida quanto os modelos da Volkswagen, nem tão suave quanto os da Fiat, ficando em um meio-termo que agrada à maioria dos motoristas. A direção elétrica também contribui para uma condução mais ágil, sendo leve e precisa, o que facilita manobras em áreas urbanas.
O HB20S Limited Plus se apresenta como uma opção atrativa para quem busca um sedã compacto com bom pacote de equipamentos e economia de combustível, sem a necessidade de um câmbio automático. A Hyundai criou uma versão que atende bem motoristas de aplicativos e consumidores que priorizam a economia.
Apesar de alguns pontos que poderiam ser aprimorados, como o espaço interno e a falta de certos itens de conforto, o HB20S mantém-se como uma opção competitiva em seu segmento. A escolha por um câmbio manual pode não agradar a todos, mas para quem está disposto a abrir mão da transmissão automática, o modelo se mostra uma decisão racional.
Agora, resta ver como o mercado reagirá a essa nova versão, considerando que o preço elevado para um carro manual pode ser um fator decisivo. A Hyundai aposta que a combinação entre preço, equipamentos e economia de combustível será suficiente para atrair os compradores.