O Volkswagen Polo 2025 chegou ao mercado brasileiro com diversas atualizações e novas versões. O modelo continua sendo uma das principais opções entre os hatches compactos, com um equilíbrio entre tecnologia, motorização e segurança. A versão 2025 introduz melhorias como a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas em algumas variantes, além de novas opções de motorização.
O veículo está disponível em sete versões, variando desde as mais básicas, como o Polo Track e o Polo Robust, até a versão esportiva GTS. Todas elas mantêm o foco em atender diferentes perfis de motoristas, seja para uso urbano ou para quem busca mais desempenho.
As atualizações na linha reforçam sua posição de destaque no mercado de hatches, oferecendo mais tecnologia e desempenho a um preço competitivo.
O Volkswagen Polo 2025 oferece três opções de motorização principais, distribuídas entre as versões Track, Robust e GTS. As versões mais básicas, como o Polo Track, são equipadas com motor 1.0 MPI de três cilindros, naturalmente aspirado, que entrega até 84 cv de potência com etanol. O câmbio, nesse caso, é manual de cinco marchas.
Já as versões intermediárias, como a Comfortline e a Highline, são equipadas com motor 1.0 TSI, um turbo de três cilindros, que rende até 116 cv com etanol. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, dependendo da versão escolhida.
Na versão esportiva GTS, conta com um motor 1.4 TSI turbo flex, que gera 150 cv e é acoplado a um câmbio automático de seis marchas. Isso garante um desempenho superior, voltado para aqueles que buscam uma condução mais dinâmica.
O consumo de combustível do Polo 2025 varia conforme a motorização e o tipo de câmbio. Nas versões equipadas com o motor 1.0 aspirado, o consumo urbano é de cerca de 14 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol. Já em rodovias, esses números aumentam para 15,4 km/l com gasolina e 10,9 km/l com etanol.
As versões com motor 1.0 turbo manual apresentam um consumo médio de 14 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol na cidade. Em rodovias, o consumo é de 16,4 km/l com gasolina e 11,5 km/l com etanol, mostrando um bom equilíbrio entre desempenho e eficiência.
A versão GTS, com motor 1.4 turbo, possui um consumo mais elevado. Na cidade, o modelo faz 11,6 km/l com gasolina e 8,4 km/l com etanol, enquanto em rodovias o consumo é de 14,2 km/l com gasolina e 10 km/l com etanol.
O Volkswagen Polo 2025 traz uma lista variada de equipamentos, de acordo com a versão escolhida. As versões de entrada, como o Polo Track e o Polo 1.0 MPI, vêm equipadas com itens básicos como ar-condicionado, direção elétrica e sistema multimídia simples. O Polo Track, por exemplo, inclui airbags laterais e rádio Media Plus II.
Nas versões intermediárias, como o Polo Comfortline e Highline, o modelo inclui itens mais avançados, como a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, ar-condicionado digital, carregador por indução e rodas de liga leve. Além disso, o painel digital de 10,25 polegadas está presente nas versões mais equipadas, oferecendo mais conectividade e facilidade de uso.
A versão GTS traz uma lista ainda mais completa de equipamentos, incluindo bancos esportivos, seletor de modos de condução, faróis de LED adaptativos e rodas de liga leve de 18 polegadas. Esse conjunto de equipamentos destaca o Polo GTS como a versão esportiva mais robusta da linha.
O Polo GTS é a versão mais esportiva da linha, equipada com um motor 1.4 turbo que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Esse modelo é ideal para quem busca um desempenho superior, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos. Além do motor potente, o GTS vem com câmbio automático de seis marchas e oferece uma série de equipamentos de alto nível, como rodas de liga leve de 18 polegadas, faróis de LED adaptativos e bancos esportivos.
Essa versão também inclui seletor de modos de condução, que permite ajustar o desempenho de acordo com a preferência do motorista, seja para uma condução mais econômica ou esportiva. O preço aproximado do Polo GTS é de R$ 156 mil, justificando o investimento para quem procura uma combinação de esportividade e tecnologia avançada.
O Polo Highline é uma das versões intermediárias, equipada com o motor 1.0 turbo de três cilindros, que entrega 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina. Esse modelo oferece um bom equilíbrio entre desempenho e consumo, sendo uma escolha interessante para quem busca um hatch com mais tecnologia e conforto. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, ampliando as opções de escolha para diferentes perfis de motoristas.
Entre os equipamentos de série do Polo Highline, estão o painel digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas e sistema start-stop. A conectividade é garantida pela central multimídia VW Play, que melhora a experiência do motorista e dos passageiros. O preço aproximado dessa versão é de R$ 123 mil.
A versão Comfortline do Polo também utiliza o motor 1.0 turbo de três cilindros, com 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Essa versão oferece a opção de câmbio manual ou automático de seis marchas, garantindo uma condução confortável e eficiente tanto no trânsito urbano quanto em rodovias. O Comfortline é uma das opções que mais equilibra custo-benefício dentro da linha, oferecendo uma boa gama de equipamentos.
Os itens de série incluem a central multimídia VW Play, rodas de liga leve de 15 polegadas e ar-condicionado digital. Além disso, o Polo Comfortline conta com diversos itens de segurança, como controle de estabilidade, monitoramento de fadiga e sensores de estacionamento traseiro. O preço aproximado dessa versão é de R$ 116 mil.
O Polo Sense é uma versão focada em acessibilidade, equipada com motor 1.0 turbo de três cilindros, entregando até 116 cv de potência. Essa versão oferece câmbio automático de seis marchas e inclui diversos equipamentos de conforto e tecnologia. O Polo Sense vem com chave presencial, sensor de estacionamento traseiro e painel digital de oito polegadas, proporcionando uma experiência mais prática e intuitiva.
Com um preço aproximado de R$ 103 mil, o Polo Sense é uma excelente opção para quem busca um carro tecnológico com bom desempenho e uma ampla gama de itens de conforto. Além disso, a central multimídia VW Play é um opcional disponível para quem deseja incrementar ainda mais a conectividade.
A versão Polo 1.0 MPI é equipada com o motor 1.0 de três cilindros, naturalmente aspirado, que oferece até 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina. Esse modelo é voltado para quem procura um veículo econômico e com baixo custo de manutenção, ideal para o uso no dia a dia urbano. O câmbio é manual de cinco marchas, o que garante simplicidade e facilidade de condução.
Essa versão conta com itens básicos de conforto e segurança, como ar-condicionado, direção elétrica e sistema multimídia Composition Touch. Além disso, inclui faróis de LED e alarme com controle remoto, garantindo praticidade e segurança ao motorista. O preço aproximado dessa versão é de R$ 95 mil.
A versão Polo Robust 1.0 MPI compartilha o mesmo motor da versão MPI, com 84 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. No entanto, o Polo Robust se diferencia por apresentar uma proposta mais robusta, com suspensão elevada e alguns detalhes visuais que o tornam mais resistente para o uso em condições adversas. É ideal para quem busca um veículo econômico e com mais robustez para o dia a dia.
Entre os equipamentos dessa versão estão lanternas traseiras escurecidas e adesivos específicos da versão Robust, que trazem um apelo visual mais resistente. O preço aproximado dessa versão é de R$ 91 mil, sendo uma opção acessível para quem busca um veículo com características mais resistentes e econômicas.
O Polo Track 1.0 MPI é uma versão de entrada que também utiliza o motor 1.0 aspirado de três cilindros, com 84 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. Voltado para quem busca um carro simples e acessível, o Polo Track oferece um pacote básico de equipamentos, mas mantém a eficiência no consumo de combustível e a praticidade para o uso urbano.
Os itens de série incluem ar-condicionado, direção elétrica, airbags laterais e rádio Media Plus II, atendendo às necessidades básicas do dia a dia. Com preço aproximado de R$ 91 mil, o Polo Track é uma das opções mais acessíveis da linha, oferecendo um bom custo-benefício para quem procura um carro funcional e econômico.
O Volkswagen possui dimensões compactas, o que facilita sua utilização em ambientes urbanos. O modelo tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,47 metros de altura, o que garante uma boa manobrabilidade em espaços reduzidos.
A distância entre eixos do Polo é de 2,57 metros, proporcionando um interior confortável para os ocupantes. O porta-malas tem capacidade de 300 litros, o que é adequado para um hatch compacto, sendo suficiente para o transporte de bagagens em viagens curtas ou uso diário.
Essas dimensões tornam o Polo uma opção prática e funcional para quem precisa de um veículo compacto, mas com bom espaço interno e capacidade de carga.
O Polo 2025 oferece uma série de itens de segurança de série em todas as suas versões. Desde as mais básicas, como o Polo Track, o modelo conta com airbags frontais e laterais, além de controle de estabilidade e direção elétrica.
Nas versões mais equipadas, como o Polo Highline e GTS, o veículo inclui sistemas de segurança adicionais, como controle de tração, assistente de partida em rampa e monitoramento de fadiga. Esses itens proporcionam uma experiência de condução mais segura, mesmo em situações adversas.
A versão GTS também se destaca pelos faróis de LED adaptativos, que melhoram a visibilidade em diferentes condições de iluminação. Esses itens complementam o conjunto de segurança, tornando-o uma escolha confiável no segmento de hatches compactos.
*Com informações de VWNews e Volkswagen.