São Bernardo do Campo (SP) – Em uma emocionante celebração às vésperas do Dia Nacional do Fusca, comemorado no dia 20 de janeiro, a Volkswagen prestou uma homenagem especial a três exemplares raros do seu modelo mais icônico.
Os Fuscas de 1986, 1993 e 1996, parte do acervo interno da montadora, agora ostentam com orgulho o recém-lançado Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.
O Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen, lançado em dezembro passado, é um documento oficial que registra e exalta as características de produção de modelos clássicos fabricados em território nacional.
Além disso, fornece dados originais de produção, essenciais para preservar e restaurar os veículos da marca. A “Certidão de Nascimento” é emitida através da VW Collection para veículos que tenham pelo menos 20 anos.
Os entusiastas agora podem solicitar o certificado de maneira online no site oficial VW Collection
O valor arrecadado com as vendas do Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen será destinado para apoiar financeiramente a Garagem VW na preservação e no restauro dos veículos do acervo histórico.
Atualmente, a VW mantém em excelente estado de conservação mais de 58 carros do grupo, entre a Garagem 1 e a Garagem 2 da estrutura, que é a maior coleção coordenada por uma montadora no Brasil. Há ainda 50 veículos armazenados e aguardando restauro, que serão adicionados futuramente à exposição.
A unidade mais antiga do acervo, datada de 1986, é um exemplar simpático na cor vermelha Fênix Metálico, equipado com motor 1.600 cm³ a álcool e transmissão de quatro marchas.
O Fusca de 1993, conhecido como Fusca Itamar, é um veículo de valor inestimável, sendo o primeiro produzido na segunda fase de produção. Pintado na cor Prata Lunar, apresenta particularidades como lanternas traseiras “fumê” e bancos semelhantes aos das unidades Gol da época.
O Fusca de 1996, conversível e com apenas 479 km de história, é uma preciosidade com chassi número TP006623, pintado na cor Branco Geada e motor 1600 cm³ a gasolina.
Líder no Brasil por 23 anos, o Fusca marcou época com mais de 3,1 milhões de unidades comercializadas. Mesmo após o encerramento da produção em 1996, estima-se que 1,7 milhão de unidades ainda circulem pelo país.
A trajetória do Fusca no Brasil é repleta de marcos, desde o início da produção em 1959 até o último modelo fabricado no país.
A Volkswagen do Brasil não apenas celebra o passado glorioso do Fusca, mas também olha para o futuro ao lançar o Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.
Este documento não apenas reconhece a importância histórica dos modelos clássicos da marca, mas também contribui para a preservação e restauração desses tesouros automotivos.
O legado do Fusca continua a encantar gerações, e a Volkswagen do Brasil, com sua Garagem VW e os Certificados de Veículos Clássicos, assegura que essa história seja mantida viva para as gerações futuras.
Ao longo das décadas, o Fusca da Volkswagen conquistou corações e estradas, deixando uma marca indelével na história automotiva. Desde o seu início em 1959 até o último suspiro de produção no Brasil em 1996, cada modelo do Fusca representou uma evolução marcante, incorporando inovações e características únicas que cativaram motoristas em todo o mundo.
O primeiro Fusca brasileiro saiu da linha de produção em São Bernardo do Campo em 1959, marcando o início de uma jornada que se tornaria lendária. Com um motor de 1200 cilindradas, o Fusca inicial apresentava um design simples, mas eficaz, destinado a ser um carro popular e acessível para as massas. Rodolfo Maers foi o primeiro brasileiro a adquirir um Fusca importado em 1950, pavimentando o caminho para o sucesso que se seguiria.
O ano de 1965 trouxe inovações significativas para o Fusca. Introduziu-se a trava de direção, uma lanterna maior para a placa traseira e indicadores de direção redesenhados, alinhados às normas internacionais.
O Fusca deste ano ofereceu mais espaço para os passageiros do banco traseiro, encosto flexível e, opcionalmente, pela primeira vez no Brasil, o teto solar.
Em 1968, o sistema elétrico do Fusca foi aprimorado, mudando de 6 para 12 volts. Além disso, a caixa de direção passou a ser lubrificada com graxa, proporcionando melhor dirigibilidade. Essas mudanças contribuíram para a confiabilidade e eficiência do veículo.
O ano de 1970 marcou o nascimento do Fusca 1500, carinhosamente apelidado de “Fuscão”. Equipado com um motor de 52 cv SAE, o Fuscão apresentava uma bitola traseira 62 mm mais larga que a do modelo 1300. Internamente, seu acabamento era mais luxuoso, e vinha com cintos de segurança. Ao mesmo tempo, o Fusca 1300 ganhou melhorias nos pára-choques e no design do motor.
Em 1973, os modelos 1300 e 1500 foram equipados com um novo distribuidor de avanços inovadores e carburadores recalibrados para melhorar o consumo de combustível. Esses anos também testemunharam melhorias significativas em segurança, como a introdução de uma coluna de direção bipartida e duplo circuito de freios independentes.
1976 – Fusca Dois Milhões de Produção
O marco de dois milhões de Fuscas produzidos foi atingido em 1976, destacando a durabilidade e popularidade contínua do modelo. O ano trouxe ainda mais melhorias, como um espelho retrovisor externo maior e posicionado de forma diferente, bem como limpadores de pára-brisa maiores.
Em 1984, despediu-se do motor 1300, substituindo-o por um novo 1600 com melhorias no desempenho. Freios a disco dianteiro, barra estabilizadora traseira e outras melhorias garantiram que o Fusca continuasse a evoluir.
Para comemorar o lançamento da linha 85, em 1985 foi lançada uma edição especial do Fusca, produzida exclusivamente em cor verde cristalino metálico. O acabamento interno ficou mais luxuoso, e a linha de sedãs VW começou a incorporar características mais refinadas.
O Fusca Itamar, de 1993, marcou o retorno triunfal do Fusca à produção. Este exemplar, apresentado a Itamar Franco na celebração do retorno da produção, é um testemunho do valor histórico e da evolução contínua do modelo.
Com lanternas traseiras “fumê” e bancos semelhantes aos do Gol da época, o Fusca Itamar é uma peça única na história automotiva brasileira.
O ano de 1996 ficou marcado como o último suspiro da produção do Fusca no Brasil. Deixando para trás uma trajetória de sucesso que durou quase quatro décadas, o Fusca brasileiro deixou saudades, mas seu legado continua vivo nas estradas e nos corações dos entusiastas.
Cada modelo do Fusca, do seu nascimento em 1959 até a despedida em 1996, conta uma história única. Cada evolução, aprimoramento e inovação refletem a adaptação contínua da Volkswagen aos gostos e necessidades dos motoristas ao longo das décadas. O Fusca não é apenas um carro; é uma parte essencial da cultura automotiva brasileira, e seu legado perdura como um testemunho da engenhosidade e paixão que moldaram a indústria automotiva.