A HIstória do FUsca: O carro que virou lenda 

Por Alan Correa

02/01/2024

Guia de Usados

Um ícone automobilístico que atravessou gerações e fronteiras

Uma jornada repleta de reviravoltas. Em 1931, a Zündapp encomendou o protótipo "Tipo 12" a Ferdinand Porsche, com um motor traseiro radial de cinco cilindros e uma carroceria aerodinâmica.

Porsche construiu três protótipos "Tipo 12", mas devido a problemas financeiros, a Zündapp rompeu o contrato, deixando Porsche com um dos carros. Com a NSU o modelo se aproximava do design do Fusca.

O modelo da NSU apresentava um motor boxer de quatro cilindros e uma forma aerodinâmica, mas falta de capital levou ao abandono do projeto em 1933. História repleta de reviravoltas e colaborações.

Porsche recebeu uma encomenda da Wanderer para criar sedãs de luxo, o projeto n° 7, que preservou um dos três protótipos da NSU, que agora está em exibição no museu da Volkswagen.

Contribuição da NSU é valiosa, especialmente na escolha do motor para o Fusca. Mais do que um carro; é uma parte da cultura automobilística global, uma epopeia que transcende tempo e espaço.

Exploração da autonomia do Fusca, com 447 km em rodovias e 279 km em áreas urbanas. Discussão sobre o consumo econômico, que é de 10,9 km/l em rodovias e 6,8 km/l em áreas urbanas.

Os valores são aproximados e podem conter imprecisões técnicas. Informações podem não estar atualizadas. Material ilustrativo sem valor para efeitos jurídicos.