Com design inovador, motor eficiente e amplo espaço interno, o Citroën Basalt 2025 busca conquistar motoristas de aplicativos, famílias e entusiastas de SUVs compactos.
O Citroën Basalt 2025 chega ao mercado brasileiro como uma aposta da montadora francesa no segmento de SUVs cupê, unindo custo-benefício e praticidade. Com preços que começam perto de R$ 100 mil, o modelo apresenta versões que atendem diferentes perfis de consumidores, mas traz limitações que podem afastar os mais exigentes e parte da estratégia da linha C-Cubed, que inclui os modelos C3 e C3 Aircross. Desenvolvido com foco em praticidade e eficiência, o modelo busca atender motoristas de aplicativo, famílias e consumidores em geral que priorizam espaço interno e consumo econômico.
O modelo chega ao mercado com uma proposta de custo-benefício competitivo, oferecendo diferentes versões para atender públicos variados. Apesar de características que agradam, há pontos que podem não satisfazer consumidores que valorizam tecnologia avançada e acabamentos premium.
Entre os destaques do Citroën Basalt estão a eficiência do motor turbo, o amplo espaço interno e o porta-malas de 490 litros. Suas características o tornam uma opção viável para quem precisa de um carro funcional para o dia a dia e viagens.
O Citroën Basalt 2025 é oferecido com duas opções de motorização, cada uma destinada a atender diferentes perfis de consumidores. Aqui está uma análise detalhada das características de cada tipo de motor, incluindo desempenho, consumo e aplicações práticas.
A versão de entrada do Basalt é equipada com um motor 1.0 de 3 cilindros aspirado, que entrega até 75 cv de potência e um torque de 10,7 kgfm. Este motor é acoplado a uma transmissão manual de 5 marchas, priorizando simplicidade e economia para quem busca um veículo acessível para uso urbano.
As versões mais completas do Basalt vêm equipadas com o motor 1.0 T200 turbo, também de 3 cilindros, que gera 130 cv de potência e um torque expressivo de 20,4 kgfm. Essa configuração é acompanhada de uma transmissão automática do tipo CVT, garantindo trocas suaves e desempenho versátil.
A motorização aspirada é indicada para consumidores que buscam economia inicial e simplicidade, com desempenho suficiente para deslocamentos diários em ambiente urbano. Já o motor turbo oferece maior potência e torque, ideal para quem precisa de versatilidade e eficiência em diferentes cenários. Ambos cumprem seus papéis dentro das propostas do Citroën Basalt 2025, adaptando-se a diferentes necessidades de seus usuários.
Com um entre-eixos de 2,64 metros, o Citroën Basalt oferece espaço interno para até cinco ocupantes. A cabine foi projetada para proporcionar conforto e funcionalidade, atendendo às necessidades de famílias e motoristas que precisam transportar passageiros.
O porta-malas de 490 litros é um dos maiores da categoria, sendo suficiente para bagagens de viagens ou compras do dia a dia. Essa característica é especialmente atrativa para motoristas de aplicativo que necessitam de espaço para passageiros e itens pessoais.
Apesar do bom aproveitamento do espaço interno, o modelo possui limitações ergonômicas, como a ausência de ajuste de altura do cinto de segurança. Esses detalhes podem impactar a experiência de uso para alguns consumidores.
O Basalt vem equipado com uma central multimídia de 10 polegadas, que oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Essa funcionalidade permite o espelhamento de smartphones, garantindo acesso a aplicativos e serviços essenciais.
O sistema de entretenimento, porém, não é nativo, diferentemente de outros modelos da Stellantis, que utilizam o sistema Uconnect. Esse detalhe pode representar uma desvantagem para usuários acostumados a sistemas mais integrados.
Além disso, recursos como carregador por indução estão disponíveis apenas como opcionais. Isso limita o nível de conveniência tecnológica oferecido, especialmente nas versões de entrada do modelo.
O Citroën Basalt oferece itens básicos de segurança, como controle de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa. Esses sistemas são complementados por freios ABS, airbags laterais e frontais e monitoramento da pressão dos pneus.
As versões mais completas incluem sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré, embora a qualidade da imagem não seja em alta definição. Esses recursos auxiliam nas manobras, mas não incluem funções avançadas de assistência à condução.
A ausência de tecnologias semiautônomas e sistemas avançados de segurança ativa é uma limitação que pode afastar consumidores que buscam mais inovação nesse aspecto.
O design do Citroën Basalt segue a identidade visual da linha C-Cubed, com linhas modernas e funcionais. O modelo é equipado com faróis halógenos, luzes diurnas de LED e rodas de liga leve nas versões mais completas.
O acabamento interno utiliza plástico duro em grande parte da cabine. Essa escolha contribui para a redução de custos, mas pode desagradar consumidores que esperam materiais mais sofisticados em um SUV.
A ergonomia interna é funcional, mas limitada em ajustes, como na falta de regulagem do cinto de segurança. O conjunto de fatores torna o modelo focado em praticidade, mas com algumas limitações de conforto.
O Citroën Basalt está disponível em quatro versões principais, com preços aproximados que variam conforme os equipamentos e motorização:
Versão básica com motor 1.0 de 75 cv e câmbio manual de 5 marchas. Oferece freios ABS, airbags frontais, controle de tração e direção assistida. É voltada para quem busca economia, mas tem desempenho limitado e menos conforto, com foco no essencial para uso diário.
Equipada com motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT, oferece desempenho superior à versão manual. Inclui itens básicos de segurança e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Com melhor eficiência, é ideal para motoristas que buscam custo-benefício sem abrir mão de potência.
Com o mesmo motor turbo de 130 cv e câmbio CVT, essa versão inclui itens adicionais, como câmera de ré, rodas de liga leve e luzes DRL em LED. Voltada para consumidores que priorizam conforto e tecnologia, é a escolha intermediária entre custo e recursos disponíveis.
Versão de lançamento com todos os itens disponíveis, incluindo bancos revestidos em couro, carregador por indução e central multimídia completa. Com acabamento mais refinado e detalhes exclusivos, é a opção para quem busca o pacote mais completo e funcional do modelo. Cada versão é voltada para um perfil de consumidor, desde aqueles que priorizam economia até os que buscam maior nível de conforto e tecnologia.
O consumo do Citroën Basalt é um de seus pontos fortes. Embora tenha desempenho limitado, o consumo de combustível é eficiente, alcançando 9,3 km/l com álcool em ambiente urbano e até 14,6 km/l com gasolina em rodovias. No entanto, a baixa potência pode não atender consumidores que buscam um equilíbrio entre eficiência e desempenho para a motorização manual.
Considerando a motorização turbo, ele apresenta consumo de 8,3 km/l com álcool em ambiente urbano e até 13,7 km/l com gasolina em rodovias. Com um tanque de 47 litros, pode alcançar autonomia de até 644 km, sendo uma escolha econômica para viagens longas.
Com um tanque de 47 litros, o modelo oferece uma autonomia rodoviária de até 644 km. Esse desempenho o torna uma opção atrativa para motoristas que buscam economia e praticidade em longas viagens.
Esses números reforçam o foco do Basalt em atender consumidores que precisam de um veículo eficiente para o dia a dia e trajetos mais longos.
O Citroën Basalt 2025 é um SUV cupê que combina espaço interno, eficiência e custo-benefício. Suas versões abrangem diferentes perfis de consumidores, desde motoristas de aplicativo até famílias.
Embora apresente limitações em acabamento e tecnologia, o modelo se destaca pela economia de combustível, espaço interno e funcionalidade. Esses atributos tornam o Basalt uma opção viável para quem busca um carro prático e acessível.
Apesar das críticas, o Basalt tem potencial para se consolidar como uma alternativa no competitivo mercado de SUVs compactos no Brasil.
Fonte: Stellantis e Citroen.