Citroën Basalt 2025: Conheça o SUV Cupê que Promete Versatilidade e Economia para o Dia a Dia

O Citroën Basalt 2025 é um SUV cupê com motor turbo de 130 cv, porta-malas de 490 litros e preços acessíveis. Ideal para motoristas de aplicativo e famílias, mas peca no acabamento e recursos tecnológicos.
Publicado por Bianca em Citroen dia 29/12/2024

Com design inovador, motor eficiente e amplo espaço interno, o Citroën Basalt 2025 busca conquistar motoristas de aplicativos, famílias e entusiastas de SUVs compactos.

O Citroën Basalt é indicado para quem precisa de um SUV compacto e versátil no dia a dia.
O Citroën Basalt é indicado para quem precisa de um SUV compacto e versátil no dia a dia.

O Citroën Basalt 2025 chega ao mercado brasileiro como uma aposta da montadora francesa no segmento de SUVs cupê, unindo custo-benefício e praticidade. Com preços que começam perto de R$ 100 mil, o modelo apresenta versões que atendem diferentes perfis de consumidores, mas traz limitações que podem afastar os mais exigentes e parte da estratégia da linha C-Cubed, que inclui os modelos C3 e C3 Aircross. Desenvolvido com foco em praticidade e eficiência, o modelo busca atender motoristas de aplicativo, famílias e consumidores em geral que priorizam espaço interno e consumo econômico.

O modelo chega ao mercado com uma proposta de custo-benefício competitivo, oferecendo diferentes versões para atender públicos variados. Apesar de características que agradam, há pontos que podem não satisfazer consumidores que valorizam tecnologia avançada e acabamentos premium.

Entre os destaques do Citroën Basalt estão a eficiência do motor turbo, o amplo espaço interno e o porta-malas de 490 litros. Suas características o tornam uma opção viável para quem precisa de um carro funcional para o dia a dia e viagens.

Motorização e Desempenho

O modelo conta com um motor 1.0 turbo eficiente, ideal para uso urbano e rodoviário.
O modelo conta com um motor 1.0 turbo eficiente, ideal para uso urbano e rodoviário.

O Citroën Basalt 2025 é oferecido com duas opções de motorização, cada uma destinada a atender diferentes perfis de consumidores. Aqui está uma análise detalhada das características de cada tipo de motor, incluindo desempenho, consumo e aplicações práticas.

Motorização Manual (1.0 aspirado)

A versão de entrada do Basalt é equipada com um motor 1.0 de 3 cilindros aspirado, que entrega até 75 cv de potência e um torque de 10,7 kgfm. Este motor é acoplado a uma transmissão manual de 5 marchas, priorizando simplicidade e economia para quem busca um veículo acessível para uso urbano.

Desempenho

  • Ideal para trajetos urbanos e velocidades moderadas.
  • Menos indicado para viagens com grandes cargas ou subidas íngremes, devido à potência limitada.
  • Proporciona uma experiência básica e funcional para quem não exige alta performance.

Consumo

  • Consumo com álcool: 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada.
  • Consumo com gasolina: 13,0 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.
  • Com um tanque de 47 litros, a autonomia pode alcançar até 686 km com gasolina em uso rodoviário, dependendo do estilo de condução.

Motorização Turbo (1.0 T200)

As versões mais completas do Basalt vêm equipadas com o motor 1.0 T200 turbo, também de 3 cilindros, que gera 130 cv de potência e um torque expressivo de 20,4 kgfm. Essa configuração é acompanhada de uma transmissão automática do tipo CVT, garantindo trocas suaves e desempenho versátil.

Desempenho

  • Entrega excelente resposta em acelerações e retomadas, mesmo com o carro carregado.
  • Torque máximo disponível em baixas rotações, tornando-o adequado tanto para uso urbano quanto para rodovias.
  • Apesar da boa performance, não é projetado para terrenos mais difíceis ou off-road, devido à ausência de tração especializada.

Consumo

  • Consumo com álcool: 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
  • Consumo com gasolina: 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
  • A autonomia máxima estimada é de cerca de 644 km, considerando o tanque cheio e a utilização de gasolina.

A motorização aspirada é indicada para consumidores que buscam economia inicial e simplicidade, com desempenho suficiente para deslocamentos diários em ambiente urbano. Já o motor turbo oferece maior potência e torque, ideal para quem precisa de versatilidade e eficiência em diferentes cenários. Ambos cumprem seus papéis dentro das propostas do Citroën Basalt 2025, adaptando-se a diferentes necessidades de seus usuários.

Espaço Interno e Capacidade

O Citroën Basalt 2025 é um SUV projetado para oferecer espaço interno amplo e praticidade.
O Citroën Basalt 2025 é um SUV projetado para oferecer espaço interno amplo e praticidade.

Com um entre-eixos de 2,64 metros, o Citroën Basalt oferece espaço interno para até cinco ocupantes. A cabine foi projetada para proporcionar conforto e funcionalidade, atendendo às necessidades de famílias e motoristas que precisam transportar passageiros.

O porta-malas de 490 litros é um dos maiores da categoria, sendo suficiente para bagagens de viagens ou compras do dia a dia. Essa característica é especialmente atrativa para motoristas de aplicativo que necessitam de espaço para passageiros e itens pessoais.

O Basalt tem porta-malas com 490 litros, atendendo motoristas de aplicativo e famílias.
O Basalt tem porta-malas com 490 litros, atendendo motoristas de aplicativo e famílias.

Apesar do bom aproveitamento do espaço interno, o modelo possui limitações ergonômicas, como a ausência de ajuste de altura do cinto de segurança. Esses detalhes podem impactar a experiência de uso para alguns consumidores.

Tecnologia e Conectividade

A central multimídia de 10 polegadas oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
A central multimídia de 10 polegadas oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.

O Basalt vem equipado com uma central multimídia de 10 polegadas, que oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Essa funcionalidade permite o espelhamento de smartphones, garantindo acesso a aplicativos e serviços essenciais.

O sistema de entretenimento, porém, não é nativo, diferentemente de outros modelos da Stellantis, que utilizam o sistema Uconnect. Esse detalhe pode representar uma desvantagem para usuários acostumados a sistemas mais integrados.

Além disso, recursos como carregador por indução estão disponíveis apenas como opcionais. Isso limita o nível de conveniência tecnológica oferecido, especialmente nas versões de entrada do modelo.

Segurança e Recursos de Assistência

Suas versões abrangem diferentes perfis de consumidores, desde os que buscam economia até mais tecnologia.
Suas versões abrangem diferentes perfis de consumidores, desde os que buscam economia até mais tecnologia.

O Citroën Basalt oferece itens básicos de segurança, como controle de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa. Esses sistemas são complementados por freios ABS, airbags laterais e frontais e monitoramento da pressão dos pneus.

As versões mais completas incluem sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré, embora a qualidade da imagem não seja em alta definição. Esses recursos auxiliam nas manobras, mas não incluem funções avançadas de assistência à condução.

A ausência de tecnologias semiautônomas e sistemas avançados de segurança ativa é uma limitação que pode afastar consumidores que buscam mais inovação nesse aspecto.

Design e Acabamento

Os itens de segurança incluem controle de estabilidade, tração e airbags laterais e frontais.
Os itens de segurança incluem controle de estabilidade, tração e airbags laterais e frontais.

O design do Citroën Basalt segue a identidade visual da linha C-Cubed, com linhas modernas e funcionais. O modelo é equipado com faróis halógenos, luzes diurnas de LED e rodas de liga leve nas versões mais completas.

O acabamento interno utiliza plástico duro em grande parte da cabine. Essa escolha contribui para a redução de custos, mas pode desagradar consumidores que esperam materiais mais sofisticados em um SUV.

A ergonomia interna é funcional, mas limitada em ajustes, como na falta de regulagem do cinto de segurança. O conjunto de fatores torna o modelo focado em praticidade, mas com algumas limitações de conforto.

Versões e Preços aproximados

O Citroën Basalt está disponível em quatro versões principais, com preços aproximados que variam conforme os equipamentos e motorização:

  • Feel Manual: R$ 97 mil
  • Feel Turbo: R$ 113 mil
  • Shine Turbo: R$ 116 mil
  • First Edition: versão especial com pacote completo

Feel Manual

Citroën Basalt 2025 chega ao Brasil como SUV cupê versátil, ideal para famílias e motoristas de aplicativo. Espaço interno e eficiência são os destaques do modelo, que busca custo-benefício.
Citroën Basalt 2025 chega ao Brasil como SUV cupê versátil, ideal para famílias e motoristas de aplicativo. Espaço interno e eficiência são os destaques do modelo, que busca custo-benefício.

Versão básica com motor 1.0 de 75 cv e câmbio manual de 5 marchas. Oferece freios ABS, airbags frontais, controle de tração e direção assistida. É voltada para quem busca economia, mas tem desempenho limitado e menos conforto, com foco no essencial para uso diário.

Feel Turbo

Faróis halógenos com luzes diurnas de LED e carregador por indução opcional revelam o foco em custo-benefício. As versões mais completas trazem rodas de liga leve e câmera de ré.
Faróis halógenos com luzes diurnas de LED e carregador por indução opcional revelam o foco em custo-benefício. As versões mais completas trazem rodas de liga leve e câmera de ré.

Equipada com motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT, oferece desempenho superior à versão manual. Inclui itens básicos de segurança e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Com melhor eficiência, é ideal para motoristas que buscam custo-benefício sem abrir mão de potência.

Shine Turbo

O modelo inclui itens de segurança como controle de estabilidade, assistente em rampas e airbags frontais e laterais. Falta, porém, recursos avançados como condução semiautônoma.
O modelo inclui itens de segurança como controle de estabilidade, assistente em rampas e airbags frontais e laterais. Falta, porém, recursos avançados como condução semiautônoma.

Com o mesmo motor turbo de 130 cv e câmbio CVT, essa versão inclui itens adicionais, como câmera de ré, rodas de liga leve e luzes DRL em LED. Voltada para consumidores que priorizam conforto e tecnologia, é a escolha intermediária entre custo e recursos disponíveis.

First Edition

Testado em 128 km, o Basalt mostrou estabilidade no asfalto e terra seca. Consumo de até 14,8 km/l com gasolina destaca eficiência, mesmo que falte tração para terrenos molhados.
Testado em 128 km, o Basalt mostrou estabilidade no asfalto e terra seca. Consumo de até 14,8 km/l com gasolina destaca eficiência, mesmo que falte tração para terrenos molhados.

Versão de lançamento com todos os itens disponíveis, incluindo bancos revestidos em couro, carregador por indução e central multimídia completa. Com acabamento mais refinado e detalhes exclusivos, é a opção para quem busca o pacote mais completo e funcional do modelo. Cada versão é voltada para um perfil de consumidor, desde aqueles que priorizam economia até os que buscam maior nível de conforto e tecnologia.

Consumo e Autonomia

O design funcional e o foco no custo-benefício fazem do Basalt uma opção acessível.
O design funcional e o foco no custo-benefício fazem do Basalt uma opção acessível.

O consumo do Citroën Basalt é um de seus pontos fortes. Embora tenha desempenho limitado, o consumo de combustível é eficiente, alcançando 9,3 km/l com álcool em ambiente urbano e até 14,6 km/l com gasolina em rodovias. No entanto, a baixa potência pode não atender consumidores que buscam um equilíbrio entre eficiência e desempenho para a motorização manual.

Considerando a motorização turbo, ele apresenta consumo de 8,3 km/l com álcool em ambiente urbano e até 13,7 km/l com gasolina em rodovias. Com um tanque de 47 litros, pode alcançar autonomia de até 644 km, sendo uma escolha econômica para viagens longas.

Com um tanque de 47 litros, o modelo oferece uma autonomia rodoviária de até 644 km. Esse desempenho o torna uma opção atrativa para motoristas que buscam economia e praticidade em longas viagens.

Esses números reforçam o foco do Basalt em atender consumidores que precisam de um veículo eficiente para o dia a dia e trajetos mais longos.

Com consumo médio de até 14,8 km/l, o modelo combina eficiência com economia de combustível.
Com consumo médio de até 14,8 km/l, o modelo combina eficiência com economia de combustível.

O Citroën Basalt 2025 é um SUV cupê que combina espaço interno, eficiência e custo-benefício. Suas versões abrangem diferentes perfis de consumidores, desde motoristas de aplicativo até famílias.

Embora apresente limitações em acabamento e tecnologia, o modelo se destaca pela economia de combustível, espaço interno e funcionalidade. Esses atributos tornam o Basalt uma opção viável para quem busca um carro prático e acessível.

Apesar das críticas, o Basalt tem potencial para se consolidar como uma alternativa no competitivo mercado de SUVs compactos no Brasil.

Fonte: Stellantis e Citroen.