eVTOLs: Carro Voador da Embraer no Brasil passa por regulamentação na Anac

A notícia é fascinante! A Embraer está dando passos significativos na direção da aviação urbana com seus 'carros voadores'. É interessante ver como a empresa está trabalhando em parceria com a Anac para regulamentar e certificar esses veículos inovadores. O processo de consulta aberta pela Anac demonstra um compromisso com a segurança e a integração desses veículos na malha urbana.
Publicado em Notícias dia 13/03/2024 por Alan Corrêa

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está em processo de regulamentação dos ‘carros voadores’ da Embraer, os quais têm quase três mil encomendas e previsão de início de operação para 2026. A consulta setorial aberta pela Anac visa receber sugestões que podem integrar a certificação dos veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs) fabricados pela empresa brasileira.

Conhecido como EVE-100, o ‘carro voador’ é produzido pela Eve Air Mobility, uma empresa de mobilidade urbana da Embraer, sediada em Taubaté, São Paulo. O objetivo desses veículos é tornar os voos urbanos mais acessíveis à população, reduzindo o tempo de viagem intraurbana de uma hora para 15 minutos, atendendo a 99% dos trajetos interurbanos.

A consulta setorial da Anac permanecerá aberta até a próxima sexta-feira (15), disponível no site oficial da agência. Ela busca reunir comentários sobre critérios de aeronavegabilidade, como peso e centro de gravidade, estruturas utilizadas, características de navegação, contenção contra propagação de incêndios, teste de durabilidade de equipamentos e itens que devem ser incluídos no manual de instalação e operação do motor.

A Anac está regulamentando os 'carros voadores' da Embraer. Uma etapa crucial para a aviação urbana.
A Anac está regulamentando os ‘carros voadores’ da Embraer. Uma etapa crucial para a aviação urbana.

Os critérios de aeronavegabilidade para os ‘carros voadores’ da Embraer ainda não possuem um regulamento específico, dado que o modelo é novo na aviação. Portanto, os critérios utilizados serão baseados nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC), conforme explicado pela Anac.

Segundo o especialista em aviação Fernando Capuano, a consulta é crucial devido à novidade desses veículos na aviação. Cada modelo de aeronave precisa seguir critérios internacionais e específicos do país onde são fabricados. Com os ‘carros voadores’, tudo é uma grande novidade, uma nova categoria que não existia até o momento. A ausência de um conjunto de regras específicas para os eVTOLs e para o EVE-100 torna essas sugestões e ideias ainda mais relevantes para a formação do regulamento.

O EVE-100, anunciado pela Embraer em julho do ano passado, será produzido em Taubaté, São Paulo. A empresa espera que os operadores ofereçam voos em trajetos específicos, como transporte para aeroportos e para vertipotos, além de voos turísticos. Inicialmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco, nos Estados Unidos, estão previstos para receber os ‘carros voadores’, com potenciais operações também na Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido.

Critérios como peso, estrutura e navegação estão em discussão para certificação dos eVTOLs.
Critérios como peso, estrutura e navegação estão em discussão para certificação dos eVTOLs.

A estimativa da empresa é que o preço de uma viagem em um ‘carro voador’ fique mais próximo ao de uma viagem de carro por aplicativo do que de um voo de helicóptero, tornando os voos urbanos mais acessíveis à população. Os clientes interessados nos eVTOLs incluem operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. Até o momento, o produto é direcionado para empresas voltadas para serviços de transporte e não para uso privado.

Os ‘carros voadores’ da Embraer terão capacidade para quatro passageiros e um piloto. Eles são chamados popularmente de ‘carros voadores’ devido à proposta de integrá-los à mobilidade urbana e conectar as comunidades do ponto A ao ponto B, de maneira semelhante ao transporte terrestre. O serviço poderá ser oferecido por meio de aplicativos de compartilhamento, permitindo que as pessoas comprem assentos em trajetos específicos oferecidos por operadores.

Clientes em diversos países, como Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido, expressam interesse no EVE-100, impulsionando a demanda global.
Clientes em diversos países, como Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido, expressam interesse no EVE-100, impulsionando a demanda global.

A consulta aberta pela Anac é um passo crucial para o desenvolvimento e a regulamentação dos ‘carros voadores’ da Embraer. A participação e os comentários dos interessados ajudarão a moldar o regulamento final para esses veículos inovadores, tornando-os uma realidade segura e eficiente para a mobilidade urbana.

*Com informações do Carro.Blog.Br e G1.