Fiat Strada 2024 turbo ou Chevrolet Montana 2024: qual é mais econômica?

A Fiat Strada é uma das picapes mais bem-sucedidas no mercado automotivo brasileiro. Desde o lançamento da sua atual geração em 2020, ela conquistou o coração dos consumidores e se tornou uma presença constante no topo das listas de veículos mais vendidos do país. No entanto, a concorrência não dorme, e a chegada da nova Chevrolet Montana com motor turbo desafiou a hegemonia da Strada. Em resposta, a Fiat lançou a Strada 2024, com melhorias significativas, incluindo um novo motor turbo e atualizações de estilo e conforto. Neste artigo, exploraremos as mudanças na Fiat Strada 2024, destacando seu desempenho, estilo, interior e sua posição no mercado.
Publicado em Comparativo dia 12/10/2023 por Alan Corrêa

A Fiat Strada (veja preço e versões da Strada 2024) é uma das picapes mais bem-sucedidas no mercado automotivo brasileiro. Desde o lançamento da sua atual geração em 2020, ela conquistou o coração dos consumidores e se tornou uma presença constante no topo das listas de veículos mais vendidos do país. No entanto, a concorrência não dorme, e a chegada da nova Chevrolet Montana com motor turbo desafiou a hegemonia da Strada.

Em resposta, a Fiat lançou a Strada 2024, com melhorias significativas, incluindo um novo motor turbo e atualizações de estilo e conforto. Neste artigo, exploraremos as mudanças na Fiat Strada 2024, destacando seu desempenho, estilo, interior e sua posição no mercado.

Desempenho: Mais Veloz e Eficiente

A Fiat tem sido a líder absoluta do mercado brasileiro de automóveis desde janeiro de 2021 e continua a manter essa posição.
A Fiat tem sido a líder absoluta do mercado brasileiro de automóveis desde janeiro de 2021 e continua a manter essa posição.

A grande novidade na linha 2024 da Fiat Strada é a introdução do motor 1.0 turbo flex, que já havia sido anunciado no ano anterior. Esse motor é uma adição bem-vinda, tornando-se o 1.0 mais potente disponível no Brasil. Com 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, a Strada turbo se destaca em termos de desempenho.

Em comparação com as versões anteriores equipadas com motores 1.3 CVT, a Strada 1.0 Turbo CVT é notavelmente mais rápida. Acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos, superando as 14,8 segundos das versões 1.3 CVT. No entanto, é importante notar que essa agilidade adicional vem com um leve aumento no consumo de combustível. A Strada 1.0 Turbo CVT consome mais gasolina na estrada, mas economiza mais na cidade.

A concorrência da Chevrolet Montana 2024 também oferece um motor turbo, tornando-se ainda mais rápida que a Strada Turbo. No entanto, a Fiat optou por reservar o motor 1.0 turbo para suas versões topo de linha, Ranch e Ultra, ambas vendidas por um preço estrategicamente posicionado entre as versões manuais e automáticas da Montana.

Estilo Renovado: Mais Atraente e Distinto

A Strada 2024 destaca-se com um novo motor 1.0 turbo flex, tornando-a mais rápida do que as versões anteriores. No entanto, o consumo de combustível varia entre cidade e estrada.
A Strada 2024 destaca-se com um novo motor 1.0 turbo flex, tornando-a mais rápida do que as versões anteriores. No entanto, o consumo de combustível varia entre cidade e estrada.

Além do desempenho, a Fiat Strada 2024 também passou por mudanças significativas em termos de estilo. As versões topo de linha, Ranch e Ultra, apresentam uma dianteira renovada, inspirada na versão de mesmo nome da Fiat Toro. A grade dianteira ganhou destaque com o hexagonal vindo da caminhonete maior, enfatizando as novas entradas de ar, ligeiramente ampliadas. O para-choque frontal e suas linhas angulares destacam o volume do capô, criando um visual mais robusto.

As mudanças continuam nos faróis de neblina, cujos novos nichos se assemelham aos do SUV Fiat Pulse. A Strada Ranch, que já havia assumido a posição de topo de linha no final de 2021, agora compartilha o mesmo visual externo com a versão Ultra, diferenciando-se apenas pela faixa colorida na base da grade e pelas rodas de aro 16, cada uma com design exclusivo.

A lateral e a traseira da picape permanecem idênticas às versões anteriores, mas a Strada Turbo é facilmente identificada pelos emblemas que indicam a versão e a presença do novo motor T200.

Interior Aprimorado: Mais Conforto, Mas Ainda com Limitações

A Fiat Strada 2024 também passou por melhorias no interior. No entanto, embora tenha havido melhorias no conforto e nos materiais de revestimento, o espaço interno continua sendo um desafio. A picape apresenta um excesso de plásticos duros e acabamento que deixa a desejar em relação a modelos concorrentes.

Na versão Ultra, as portas tentam amenizar essa questão com um revestimento parcial que imita couro e costuras vermelhas. Os bancos estão mais confortáveis, especialmente na região dos ombros, e contam com apoio de braço para o motorista, uma adição importante para o conforto durante viagens mais longas. O volante, trazido do Fiat Pulse, tem uma empunhadura mais confortável e realça a direção elétrica recalibrada, com comandos mais precisos e diretos. Ele também oferece borboletas para trocas sequenciais e um botão “Sport” que faz a transmissão priorizar rotações mais altas, proporcionando uma experiência de condução ligeiramente mais empolgante em termos de aceleração.

No entanto, em termos de tecnologia, a central multimídia de 7 polegadas continua a ser um ponto fraco, com imagem e tamanho medianos. O quadro de instrumentos ainda é analógico, embora tenha um computador de bordo útil. A oferta do controle de cruzeiro não foi melhorada. A principal melhoria nessa área é a inclusão do ar-condicionado digital, que embora seja mais estético do que prático, adiciona um toque de modernidade ao interior.

Jogo de Cintura: Melhorias na Suspensão e Comportamento

O interior da Strada 2024 foi aprimorado em termos de conforto e materiais. No entanto, o espaço interno ainda é um desafio, com muitos plásticos duros.
O interior da Strada 2024 foi aprimorado em termos de conforto e materiais. No entanto, o espaço interno ainda é um desafio, com muitos plásticos duros.

Em termos de dirigibilidade, a Fiat Strada 2024 recebeu melhorias significativas em sua suspensão. Com uma nova geometria e amortecedores projetados para lidar com o aumento de potência e torque do motor 1.0 turbo, além do maior peso do motor, a picape proporciona uma experiência de condução mais suave.

Uma melhoria notável é a inclusão de batentes hidráulicos nos amortecedores dianteiros, que reduzem os solavancos ao passar por lombadas em alta velocidade. Isso contribui para uma experiência de direção mais confortável e segura.

A traseira da picape também apresentou melhorias, mantendo os feixes de mola, mas com um comportamento mais semelhante ao de um carro de passeio. A capacidade de carga da caçamba, que é de 650 kg, mantém a vocação da Strada para o trabalho, mas as limitações de espaço interno continuam a ser um desafio.

Conclusão: Um Meio-Termo Sólido

A Fiat Strada 2024 representa uma evolução significativa em termos de desempenho, estilo e conforto em comparação com as versões anteriores. O novo motor 1.0 turbo é uma adição bem-vinda e torna a picape mais ágil, sem prejudicar muito o consumo de combustível. As melhorias no estilo externo tornam a Strada mais atraente, especialmente nas versões topo de linha Ranch e Ultra.

No entanto, a limitação de espaço interno continua a ser uma desvantagem significativa, especialmente na segunda fileira, onde é quase impossível acomodar três adultos confortavelmente. Se o espaço interno é uma prioridade para o comprador, as opções incluem considerar a concorrente Chevrolet Montana ou investir um pouco mais na Fiat Toro Endurance, que oferece mais espaço por um preço ligeiramente superior.

Considerando o histórico de acertos da Stellantis no mercado automotivo, é provável que a Fiat Strada 2024 continue sendo um best-seller, atraindo até mesmo consumidores que nunca consideraram uma picape como a escolha ideal. A Strada é uma opção sólida para quem busca desempenho, estilo e uma picape compacta, desde que esteja disposto a lidar com as limitações de espaço interno.