Ficha técnica da Fiat Strada Ranch 2025: preço e consumo da picape cheia de conforto

A Fiat Strada Ranch 1.0 Turbo 2025 traz motor turbo de 130 cv, espaço para cinco ocupantes e diversos itens de segurança e conforto. A picape compacta combina robustez e eficiência com motorização flex, oferecendo uma experiência prática para uso urbano e rodoviário.
Publicado em Notícias dia 5/09/2024 por Alan Corrêa

A Fiat Strada Ranch 1.0 Turbo 2025 é um modelo que chega ao mercado com algumas atualizações. Trata-se de uma picape de porte compacto com capacidade para cinco ocupantes e características que a posicionam como uma opção para quem busca um veículo versátil e funcional para uso tanto no ambiente urbano quanto em áreas rurais.

No que se refere à motorização, o veículo é equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros em linha, o que permite alcançar uma potência máxima de 130 cv. O desempenho está associado a um torque de 20,4 kgfm disponível já em baixas rotações, o que favorece respostas rápidas no trânsito urbano. O câmbio é do tipo CVT com sete marchas simuladas, o que busca melhorar o conforto durante a condução, sobretudo em trechos mais longos.

Quanto às dimensões, a Strada Ranch tem 4448 mm de comprimento, o que a coloca dentro da média para sua categoria. O peso de 1253 kg também é adequado, garantindo um equilíbrio entre desempenho e economia de combustível. O consumo é algo que chama a atenção, com uma média de 8,3 km/litro na cidade utilizando etanol e 12,1 km/litro com gasolina em rodovias. Esses números são favoráveis para quem busca um veículo econômico para o uso diário, mas podem ser melhores explorados em rodovias, onde a autonomia pode chegar a 726 km utilizando gasolina.

Desempenho, motor e potência

A Fiat Strada Ranch 1.0 Turbo 2025 possui motor dianteiro, transversal, 3 cilindros, com turbocompressor, potência de 130 cv (A) e 125 cv (G), torque de 20,4 kgfm a 1750 rpm.
A Fiat Strada Ranch 1.0 Turbo 2025 possui motor dianteiro, transversal, 3 cilindros, com turbocompressor, potência de 130 cv (A) e 125 cv (G), torque de 20,4 kgfm a 1750 rpm.

O modelo analisado traz uma motorização de três cilindros em linha com deslocamento de 999 cm³, equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível. O motor alcança uma potência máxima de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, a 5750 rpm. O torque máximo é de 20,4 kgfm disponível a partir de 1750 rpm, o que resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h.

A transmissão é do tipo CVT com sete marchas simuladas, acompanhada de tração dianteira. Este conjunto permite ao veículo um bom desempenho tanto em ambiente urbano quanto em estradas. A plataforma utilizada é a MPP, projetada para oferecer maior estabilidade e conforto. O peso de 1253 kg contribui para um bom equilíbrio entre potência e eficiência.

Consumo e autonomia

A picape utiliza combustível flex, podendo rodar tanto com gasolina quanto com álcool, o que oferece mais flexibilidade de uso e consumo variado de acordo com o tipo de combustível.
A picape utiliza combustível flex, podendo rodar tanto com gasolina quanto com álcool, o que oferece mais flexibilidade de uso e consumo variado de acordo com o tipo de combustível.

Quando abastecido com etanol, o consumo urbano é de 8,3 km/l, enquanto no rodoviário esse número sobe para 9,4 km/l. Com gasolina, o consumo urbano melhora para 12,1 km/l e, em estradas, o veículo pode alcançar até 13,2 km/l. Esses dados resultam em uma autonomia de 457 km na cidade com etanol e 666 km na estrada com gasolina. Para viagens mais longas, a autonomia chega a 726 km, o que o torna uma boa opção para quem procura um veículo econômico para o dia a dia e também para viagens de maior distância.

O tanque de combustível tem capacidade de 55 litros, o que garante uma boa autonomia antes de precisar de reabastecimento. Essa característica torna o veículo ideal para quem busca economia no uso diário, sem sacrificar desempenho ou conforto.

Interior

O modelo possui tração dianteira, câmbio CVT de 7 marchas com conversor de torque e direção com assistência elétrica, facilitando manobras e dirigibilidade.
O modelo possui tração dianteira, câmbio CVT de 7 marchas com conversor de torque e direção com assistência elétrica, facilitando manobras e dirigibilidade.

O interior é voltado para o conforto e praticidade. O veículo tem espaço para cinco ocupantes e vem equipado com itens como ar-condicionado automático, direção elétrica, bancos revestidos em couro e ajuste elétrico dos retrovisores. O motorista ainda conta com a possibilidade de ajustar o volante em altura, garantindo uma posição de condução confortável.

Com 844 litros de capacidade na caçamba, o modelo se mostra eficiente para quem precisa de um veículo de carga leve, além de possuir um interior que pode acomodar confortavelmente passageiros e bagagens para o uso cotidiano.

Medidas

A caçamba da Fiat Strada Ranch 2025 tem capacidade de 844 litros, e a picape suporta uma carga útil de até 650 kg, sendo ideal para transporte de diversos tipos de cargas.
A caçamba da Fiat Strada Ranch 2025 tem capacidade de 844 litros, e a picape suporta uma carga útil de até 650 kg, sendo ideal para transporte de diversos tipos de cargas.

Com 4448 mm de comprimento, 1732 mm de largura e uma altura de 1601 mm, o veículo se destaca pelo seu porte compacto, ideal para o trânsito urbano. A distância entre-eixos é de 2737 mm, o que garante um bom espaço interno para os ocupantes. O peso total do veículo é de 1253 kg, com capacidade de carga útil de 650 kg.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza um eixo rígido, com molas parabólicas de lâmina única. A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 10,8 metros, o que facilita as manobras em espaços reduzidos. O sistema de freios conta com discos ventilados na dianteira e freios a tambor na traseira, proporcionando um bom controle e segurança durante a condução. Os pneus utilizados são 205/55 R16, tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de 125/80 R16.

Preço aproximado

O preço aproximado do modelo está em R$ 137.990, o que o posiciona dentro da faixa de mercado para picapes compactas com recursos tecnológicos avançados e bom desempenho. O valor pode variar dependendo da localização e dos pacotes de opcionais oferecidos pela montadora. Para quem busca um veículo com boa relação entre custo e benefício, essa opção oferece um pacote completo que atende tanto às demandas urbanas quanto às de quem precisa de um veículo para o transporte de cargas leves.

Ficha Técnica do Fiat Strada Ranch 1.0 Turbo 2025

A suspensão dianteira é independente com McPherson, e a traseira é eixo rígido. Os freios são discos ventilados na frente e tambor atrás, com pneus 205/55 R16.
A suspensão dianteira é independente com McPherson, e a traseira é eixo rígido. Os freios são discos ventilados na frente e tambor atrás, com pneus 205/55 R16.

Geral

  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Picape compacta
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: MPP
  • Série: 281

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Variação do comando: Admissão
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 10,5:1
  • Curso do pistão: 86,5 mm
  • Potência máxima: 130 cv (A), 125 cv (G) a 5750 rpm
  • Código do motor: GSE T200
  • Torque máximo: 20,4 kgfm (A/G) a 1750 rpm
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: CVT de 7 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico traseiro: Mola parabólica de lâmina única

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Traseiros: 205/55 R16
  • Estepe: 125/80 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4448 mm
  • Largura: 1732 mm
  • Altura: 1601 mm
  • Distância entre-eixos: 2737 mm
  • Bitola dianteira: 1457 mm
  • Bitola traseira: 1480 mm
  • Altura mínima do solo: 185 mm
  • Caçamba: 844 litros
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Carga útil: 650 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Ângulo de entrada: 23 graus
  • Ângulo de saída: 29 graus
  • Ângulo central: 21,6 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,5 s

Consumo

  • Urbano: 8,3 km/l (álcool), 12,1 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 9,4 km/l (álcool), 13,2 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 457 km (álcool), 666 km (gasolina)
  • Rodoviária: 517 km (álcool), 726 km (gasolina)

Equipamentos do Fiat Strada Ranch 1.0 Turbo 2025

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais e laterais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade e tração
  • Faróis de LED com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado automático
  • Direção assistida elétrica
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Ajuste do volante em altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas e no porta-luvas

Entretenimento

  • Rádio com conexão USB e Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução

Fonte: Stellantis e Fiat.