Ford EcoSport 2008 Ecosport XLT 2.0 16V Manual: preço, ficha técnica e fotos

O Ford Ecosport XLT 2.0 de 2008 apresenta uma potência razoável de 143 cv e um deslocamento de 1999 cm3. Possui características típicas de um SUV compacto, como configuração para cinco lugares, tração dianteira e suspensão independente na dianteira. Além disso, suas dimensões e altura mínima do solo podem oferecer uma boa capacidade de enfrentar terrenos variados.
Publicado em Ford dia 2/08/2023 por Alan Corrêa

O Ford Ecosport XLT 2.0 de 2008 apresenta uma potência de 143 cv, um deslocamento de 1999 cm3 e um peso de 1220 kg. Com um motor Duratec, o carro possui uma configuração SUV compacta, adequada para cinco passageiros em quatro portas. A plataforma Ford B3 sustenta a primeira geração do modelo.

Em termos de motorização, o Ecosport possui um motor dianteiro transversal de quatro cilindros em linha, com injeção multiponto de combustível. Seu desempenho é destacado com uma potência máxima de 143 cv a 6000 rpm e torque máximo de 18,2 kgfm a 4250 rpm.

A transmissão é manual de cinco marchas, com tração dianteira. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira é do tipo eixo de torção. Os freios dianteiros são do tipo disco ventilado, enquanto os traseiros são a tambor. A direção possui assistência hidráulica.

Em termos de dimensões, o Ecosport tem um comprimento de 4228 mm, largura de 1734 mm, e altura de 1622 mm. A distância entre-eixos é de 2490 mm, e o porta-malas oferece uma capacidade de 296 litros. O veículo tem um ângulo de entrada de 28 graus e um ângulo de saída de 34 graus, com uma altura mínima do solo de 200 mm.

No quesito desempenho, o Ecosport atinge uma velocidade máxima de 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. Quanto ao consumo, registra 8,6 km/l no urbano e 9,8 km/l no rodoviário, proporcionando autonomias de 387 km e 441 km, respectivamente.

Considerando esses aspectos técnicos e de desempenho, a decisão de comprar o Ford Ecosport XLT 2.0 de 2008 dependerá das necessidades e preferências individuais do comprador. Avaliar se as características do veículo atendem aos requisitos específicos de uso diário e se o modelo atende às expectativas em termos de desempenho, espaço e estilo é crucial para determinar se a compra é vantajosa.

Desempenho

O desempenho do carro é excelente, com uma potência de 143 cv e torque máximo de 18,2 kgfm, ideal para uma condução ágil e dinâmica.
O desempenho do carro é excelente, com uma potência de 143 cv e torque máximo de 18,2 kgfm, ideal para uma condução ágil e dinâmica.

O desempenho do veículo é um aspecto crucial a ser considerado ao avaliar sua performance nas estradas. Equipado com um motor de quatro cilindros em linha e injeção multiponto, o carro oferece uma potência máxima de 143 cv a 6000 rpm, juntamente com um torque máximo de 18,2 kgfm a 4250 rpm. Isso proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, garantindo uma resposta ágil nas arrancadas. Sua velocidade máxima atinge 180 km/h, ideal para viagens em rodovias. Além disso, a tração dianteira e a transmissão manual de cinco marchas contribuem para uma condução estável e suave em diferentes tipos de terreno, aproveitando ao máximo o potencial da plataforma Ford B3.

Consumo e autonomia

Quando se trata de eficiência de combustível, o carro apresenta números respeitáveis. Com um consumo urbano de 8,6 km/l e um consumo rodoviário de 9,8 km/l, o veículo oferece uma boa economia de combustível em diferentes cenários de condução. Isso se traduz em uma autonomia de 387 km na cidade e 441 km em estradas, proporcionando a liberdade de percorrer longas distâncias com menos paradas para reabastecer.

Interior

A transmissão manual de cinco marchas oferece uma condução suave e precisa, complementando o motor potente.
A transmissão manual de cinco marchas oferece uma condução suave e precisa, complementando o motor potente.

Internamente, o veículo oferece um espaço confortável para até cinco passageiros, com amplo espaço para as pernas e ombros. O porta-malas, com capacidade de 296 litros, permite transportar bagagens e equipamentos de forma conveniente. A carga útil de 450 kg adiciona versatilidade ao veículo, possibilitando o transporte de cargas maiores com facilidade.

Medidas

O veículo possui uma suspensão dianteira independente do tipo McPherson e uma suspensão traseira do tipo eixo de torção, proporcionando uma condução suave e confortável em diferentes tipos de terreno. Com um peso de 1220 kg, o veículo mantém um equilíbrio entre desempenho e eficiência. Os freios dianteiros a disco ventilado e os freios traseiros a tambor garantem uma frenagem confiável em todas as condições. A direção hidráulica oferece uma resposta precisa e direta, facilitando as manobras em espaços apertados. Os pneus 205/65 R15 proporcionam uma aderência sólida ao solo, contribuindo para a estabilidade e controle do veículo em curvas e retas.

Preço aproximado

O preço aproximado do veículo é de R$ 34.394, o que o torna uma opção acessível dentro do segmento de SUVs compactos. Essa faixa de preço oferece um bom custo-benefício considerando o desempenho, conforto e recursos oferecidos pelo veículo.

Ficha Técnica do Ford Ecosport XLT 2.0 2008

O motor de quatro cilindros em linha, com disposição transversal e código Duratec, garante uma performance confiável e eficiente.
O motor de quatro cilindros em linha, com disposição transversal e código Duratec, garante uma performance confiável e eficiente.

Geral

  • Ano: 2008
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Gasolina
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Ford B3
  • Série: XLT 2.0

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 500 cm3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 10,1:1
  • Deslocamento: 1999 cm3
  • Código do motor: Duratec
  • Peso/potência: 8,53 kg/cv
  • Peso/torque: 67,0 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: N/A
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 87,5 mm
  • Curso do pistão: 83,1 mm
  • Potência máxima: 143 cv a 6000 rpm
  • Torque máximo: 18,2 kgfm a 4250 rpm
  • Torque específico: 9,1 kgfm/litro
  • Potência específica: 71,5 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/65 R15
  • Altura do flanco: 133 mm
  • Traseiros: 205/65 R15
  • Altura do flanco: 133 mm
  • Estepe: 205/65 R15

Dimensões

  • Comprimento: 4228 mm
  • Distância entre-eixos: 2490 mm
  • Bitola dianteira: 1484 mm
  • Porta-malas: 296 litros
  • Peso: 1220 kg
  • Reboque sem freio: N/A
  • Ângulo de entrada: 28 graus
  • Ângulo central: N/A
  • Inclinação lateral máx.: N/A
  • Altura mínima do solo: 200 mm
  • Largura: 1734 mm
  • Altura: 1622 mm
  • Bitola traseira: 1446 mm
  • Tanque de combustível: 45 litros
  • Carga útil: 450 kg
  • Reboque com freio: N/A
  • Ângulo de saída: 34 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,3 s

Consumo

Autonomia

  • Urbana: 387 km
  • Rodoviária: 441 km

*Com informações de Wikipedia, OLX e Webmotors.