Mitsubishi Pajero Dakar 2012 3.2 HPE 4WD automático: ficha técnica, preço e fotos

O Mitsubishi Pajero Dakar HPE 3.2 Turbo 2012 é um SUV grande com capacidade para sete lugares. Equipado com um motor diesel de 3.2 litros, turbocompressor e tração integral permanente, oferece uma potência máxima de 165 cv a 3800 rpm e um torque máximo de 38,1 kgfm a 2000 rpm. Sua transmissão automática de 4 marchas proporciona uma condução suave.
Publicado em Mitsubishi dia 9/08/2023 por Alan Corrêa

O Mitsubishi Pajero Dakar HPE 3.2 Turbo 2012 oferece uma configuração robusta e capaz de lidar com uma variedade de condições de condução, incluindo off-road, devido à sua tração integral e altura do solo considerável. O motor diesel de 3.2 litros e o turbocompressor proporcionam uma potência adequada para a maioria das necessidades de condução, com um torque suficiente para lidar com terrenos difíceis.

No entanto, é importante notar que este modelo possui uma transmissão automática de apenas 4 marchas, o que pode afetar seu desempenho em termos de eficiência de combustível e resposta em situações de condução mais exigentes. Além disso, em comparação com alguns concorrentes mais recentes, sua tecnologia pode parecer um pouco desatualizada.

Considerando o custo de aquisição e as possíveis despesas com manutenção, é importante avaliar se o investimento neste veículo se justifica em relação às suas necessidades específicas. Se você valoriza a capacidade off-road e a confiabilidade comprovada da marca Mitsubishi, e não se importa com as últimas tecnologias de transmissão, então o Pajero Dakar HPE 3.2 Turbo 2012 pode ser uma opção a considerar.

No entanto, se você procura um desempenho mais refinado e eficiente, pode ser prudente explorar outras opções no mercado.

Desempenho

Motor: Com 4 cilindros em linha, disposição longitudinal, código do motor 4M41, aspiração por turbocompressor, e injeção direta, oferece potência de 165 cv e torque de 38,1 kgfm.
Motor: Com 4 cilindros em linha, disposição longitudinal, código do motor 4M41, aspiração por turbocompressor, e injeção direta, oferece potência de 165 cv e torque de 38,1 kgfm.

O desempenho deste veículo é notável, especialmente em condições off-road. Equipado com um motor diesel de 3.2 litros e um turbocompressor, oferece uma potência máxima de 165 cv a 3800 rpm e um torque máximo de 38,1 kgfm a 2000 rpm. Com uma velocidade máxima de 175 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14 segundos, o Pajero Dakar HPE 3.2 Turbo demonstra um desempenho sólido tanto em estradas urbanas quanto em rodovias.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível deste SUV é razoável, registrando aproximadamente 9 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Com um tanque de combustível de 70 litros, oferece uma autonomia urbana de cerca de 630 km e uma autonomia rodoviária de aproximadamente 770 km, tornando-o uma opção viável para longas viagens.

Interior

Transmissão: Equipado com transmissão automática de 4 marchas e tração integral permanente, proporciona trocas suaves e excelente aderência.
Transmissão: Equipado com transmissão automática de 4 marchas e tração integral permanente, proporciona trocas suaves e excelente aderência.

O interior espaçoso do veículo oferece conforto para até sete ocupantes, com portas amplas para facilitar o acesso. O porta-malas varia de acordo com a configuração de assentos, com capacidade para até 450 litros para cinco lugares e 115 litros para sete lugares. Com uma carga útil de 615 kg, há espaço suficiente para bagagens e equipamentos adicionais.

Medidas

Com um comprimento de 4695 mm, largura de 1815 mm e altura de 1840 mm, este SUV apresenta dimensões adequadas para uma condução confortável em diferentes tipos de terreno. Sua altura mínima do solo de 215 mm, juntamente com ângulos de entrada, saída e central generosos, permite enfrentar obstáculos off-road com facilidade. Os freios dianteiros são do tipo disco ventilado, enquanto os traseiros são do tipo disco sólido. A direção hidráulica oferece uma resposta precisa, enquanto os pneus 265/65 R17 garantem aderência e estabilidade em várias condições de estrada.

Preço aproximado

Com um preço de aproximadamente R$ 115.275, este SUV oferece um bom valor para quem busca um veículo com capacidade off-road e espaço para toda a família. Considerando suas características de desempenho, espaço interior e autonomia, pode ser uma opção atraente para aqueles que valorizam a versatilidade e a confiabilidade.

Ficha Técnica do Mitsubishi Pajero Dakar HPE 3.2 Turbo 2012

Porta-malas: Versátil, oferece 450 litros para 5 lugares e 115 litros para 7 lugares, adaptando-se às necessidades.
Porta-malas: Versátil, oferece 450 litros para 5 lugares e 115 litros para 7 lugares, adaptando-se às necessidades.

Geral

  • Ano: 2012
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Diesel
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Grande
  • Lugares: 7
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: Não especificada
  • Série: Não especificada

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Longitudinal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 800 cm³
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Razão de compressão: 17:1
  • Deslocamento: 3200 cm³
  • Código do motor: 4M41
  • Peso/potência: 12,70 kg/cv
  • Peso/torque: 55,0 kg/kgfm
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Alimentação: Injeção direta
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Variação do comando: Não especificada
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 98,5 mm
  • Curso do pistão: 105 mm
  • Potência máxima: 165 cv a 3800 rpm
  • Torque máximo: 38,1 kgfm a 2000 rpm
  • Torque específico: 11,9 kgfm/litro
  • Potência específica: 51,6 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Integral permanente
  • Câmbio: Automático de 4 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido, mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 11,2 m

Pneus

  • Dianteiros: 265/65 R17
  • Traseiros: 265/65 R17
  • Estepe: 265/65 R17
  • Altura do flanco: 172 mm
  • Altura do flanco: 172 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4695 mm
  • Distância entre-eixos: 2800 mm
  • Bitola dianteira: 1520 mm
  • Porta-malas 7 lugares: 115 litros
  • Peso: 2095 kg
  • Reboque sem freio: 750 kg
  • Ângulo de entrada: 36 graus
  • Ângulo central: 23 graus
  • Inclinação lateral máx.: 45 graus
  • Altura mínima do solo: 215 mm
  • Largura: 1815 mm
  • Altura: 1840 mm
  • Bitola traseira: 1515 mm
  • Tanque de combustível: 70 litros
  • Carga útil: 615 kg
  • Reboque com freio: 1800 kg
  • Ângulo de saída: 25 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 175 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14 s

Consumo

  • Urbano: 9 km/l
  • Rodoviário: 11 km/l

Autonomia

  • Urbana: 630 km
  • Rodoviária: 770 km

*Com informações do iCarros, Wikipedia e OLX.