O mundo dos automóveis de alto desempenho acaba de ganhar uma joia rara e preciosa: o Porsche 911 GT3 R rennsport.
Com apenas 77 unidades produzidas, este carro de corrida de edição limitada é uma verdadeira obra de arte que combina design distinto, aerodinâmica aprimorada, um motor potente e uma série de características impressionantes.
O Porsche é uma celebração do design automotivo de alto nível. Este carro de corrida é o resultado de um trabalho minucioso da equipe de design da Porsche, liderada por Grant Larson e Thorsten Klein da equipe Style Porsche. Eles conseguiram criar um veículo que mantém uma aparência poderosa de carro de competição de alto desempenho, ao mesmo tempo em que incorpora elementos de design modernos. O resultado é um carro que presta homenagem à rica história do esporte a motor da Porsche sem se apegar ao visual retrô.
A parte dianteira do carro manteve o capô e o teto do GT3 R padrão, mas todos os outros elementos da carroceria foram redesenhados para otimizar a aerodinâmica. As entradas de ar de resfriamento e dutos foram preservados, e detalhes visuais foram adicionados ao redor das barbatanas laterais. Os espelhos retrovisores convencionais foram substituídos por um sistema de câmeras, que melhora a visibilidade e adiciona um toque moderno ao design.
A traseira é particularmente distintiva, com um enorme aerofólio traseiro que enfrenta o fluxo de ar, lembrando o lendário Porsche 935/77. Este aerofólio não apenas melhora a estabilidade em alta velocidade, mas também adiciona um toque de nostalgia às raízes de corrida da Porsche. Uma barra de luz com tiras de LED iluminadas com letras da marca Porsche complementa a seção traseira, tornando-a ainda mais atraente visualmente.
O esportivo é, acima de tudo, um carro de corrida de alto desempenho. Sua potência é entregue por um motor boxer de seis cilindros e 4.2 litros, que atinge incríveis 9.400 rpm. Isso resulta em uma potência máxima de 620 cv, tornando-o um dos carros naturalmente aspirados mais potentes de sua categoria. Em termos de potência por litro de deslocamento, este carro estabelece um recorde impressionante com 148 cv por litro.
A transmissão de potência para as rodas traseiras é fornecida por uma caixa de câmbio sequencial de seis velocidades, com trocas de marcha feitas por meio de borboletas montadas no volante. Isso permite uma troca de marchas rápida e precisa, essencial para um desempenho de corrida excepcional.
O chassi é semelhante ao do Porsche 911 GT3 de corrida, com uma configuração de suspensão dianteira de duplo braço e uma suspensão multilink na traseira. A Porsche Motorsport entrega o carro com um set-up específico, mas ajustes adicionais podem ser feitos usando calços, permitindo uma afinação precisa da suspensão.
A potência do motor do 911 GT3 R rennsport é entregue às rodas traseiras, proporcionando uma experiência de direção emocionante e pura. Este motor é projetado para funcionar com combustíveis E25, que incluem biocombustíveis de etanol e outros combustíveis regenerativos, permitindo uma operação praticamente neutra em carbono. As seis câmaras de combustão trabalham com uma maior compressão, proporcionando um aumento de desempenho, especialmente quando funcionam com combustíveis E25.
O sistema de escape de corrida com dois tubos de escape gêmeos posicionados centralmente oferece um som autêntico e emocionante do motor, semelhante ao do Porsche 911 RSR. Para circuitos de corrida com restrições de ruído, estão disponíveis duas versões mais silenciosas equipadas com abafadores e conversores catalíticos.
A transmissão é uma caixa de câmbio sequencial de seis velocidades. As trocas de marcha são controladas por borboletas montadas no volante, que operam um atuador eletrônico de troca de marcha. A relação de transmissão da quarta, quinta e sexta marchas à frente corresponde à configuração de Daytona do carro de corrida GT3, permitindo uma velocidade máxima ainda mais alta em comparação com a relação de marcha homologada pela FIA do GT3 R.
O Porsche 911 GT3 R rennsport de edição limitada está disponível diretamente da fábrica por um preço de 951.000 euros, o que equivale a aproximadamente 4.755.000 reais (considerando a taxa de câmbio de 1 dólar = 5 reais). Esse valor não inclui os impostos específicos do país de destino e os itens opcionais.
*Com informações da Porsche.