Quanto custa um Ford EcoSport 2010 Ecosport Freestyle 1.6 (Flex): preço, fotos e ficha técnica

O Ford Ecosport XLT FreeStyle 1.6 de 2010 apresenta um perfil interessante como um SUV compacto. Com um motor de 1.6 litros e uma potência de 107 cv, o desempenho parece adequado para uso urbano e rodoviário. A transmissão manual de 5 marchas e a tração dianteira oferecem controle ao motorista.
Publicado em Ford dia 2/08/2023 por Alan Corrêa

O Ford Ecosport XLT FreeStyle 1.6 de 2010 apresenta características interessantes para um SUV compacto. Com um motor de 4 cilindros, 107 cv de potência e 1598 cm3 de cilindrada, o desempenho parece adequado para seu porte. A transmissão manual de 5 marchas e a tração dianteira oferecem controle ao motorista.

Em termos de suspensão, a configuração independente na frente e eixo de torção na traseira, ambos com molas helicoidais, sugerem uma experiência de condução equilibrada entre conforto e estabilidade.

As dimensões compactas, com 4240 mm de comprimento e 1734 mm de largura, tornam-no ágil para uso urbano. A altura mínima do solo, o ângulo de entrada de 28 graus e o ângulo de saída de 34 graus indicam uma capacidade razoável para enfrentar terrenos irregulares.

Em relação ao desempenho, atingir uma velocidade máxima de 165 km/h e uma aceleração de 0-100 km/h em 13,4 segundos é aceitável para um veículo desse segmento. Quanto ao consumo, os valores urbanos e rodoviários oferecem uma eficiência moderada.

No entanto, a análise de compra deve levar em consideração fatores não mencionados, como a condição específica do veículo, histórico de manutenção, e eventuais melhorias ou desgastes ao longo dos anos. Recomenda-se uma inspeção detalhada antes de decidir sobre a compra.

Desempenho, Motor, 0 a 100, Velocidade Máxima, Plataforma, Tração e Transmissão

Desempenho: Ágil e versátil, o veículo oferece uma experiência de condução equilibrada, ideal para diversos cenários urbanos e rodoviários.
Desempenho: Ágil e versátil, o veículo oferece uma experiência de condução equilibrada, ideal para diversos cenários urbanos e rodoviários.

O veículo em análise demonstra um desempenho sólido, impulsionado por um motor de quatro cilindros com aspiração natural. Os números revelam uma potência máxima de 107 cv a 5500 rpm, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. A velocidade máxima atingida é de 165 km/h, o que pode satisfazer as necessidades de condução tanto em ambientes urbanos quanto rodoviários. O motor opera numa plataforma específica da marca, com tração dianteira e uma transmissão manual de cinco marchas, proporcionando um controle eficiente ao motorista.

Consumo e Autonomia

Motor de 4 cilindros, disposição transversal, código Zetec Rocam. Com injeção multiponto, atinge 107 cv de potência e 15,3 kgfm de torque.
Motor de 4 cilindros, disposição transversal, código Zetec Rocam. Com injeção multiponto, atinge 107 cv de potência e 15,3 kgfm de torque.

Em termos de eficiência de combustível, o veículo oferece médias razoáveis, com destaque para os 10,3 km/l (gasolina) em ambientes rodoviários. Os números de consumo urbano, 6,2 km/l (álcool) e 8,8 km/l (gasolina), são competitivos para um veículo dessa categoria. A autonomia, tanto em ambientes urbanos quanto rodoviários, apresenta valores que podem atender às demandas dos usuários.

Interior, Espaço, Carga Útil e Porta-Malas

Interior: Espaçoso para até cinco ocupantes, oferece conforto e praticidade para deslocamentos urbanos e viagens.
Interior: Espaçoso para até cinco ocupantes, oferece conforto e praticidade para deslocamentos urbanos e viagens.

No interior, o veículo acomoda confortavelmente até cinco ocupantes, proporcionando um ambiente espaçoso e adequado para deslocamentos urbanos. Com uma carga útil de 462 kg, o veículo oferece versatilidade para transporte de carga adicional. O porta-malas, com capacidade de 296 litros, é suficiente para acomodar bagagens e compras do dia a dia.

Suspensão, Peso, Medidas, Freios, Direção e Pneus

Com 4240 mm de comprimento, 1734 mm de largura, 1672 mm de altura e peso de 1208 kg, o veículo oferece dimensões compactas e leveza para manobras ágeis.
Com 4240 mm de comprimento, 1734 mm de largura, 1672 mm de altura e peso de 1208 kg, o veículo oferece dimensões compactas e leveza para manobras ágeis.

A suspensão dianteira independente do tipo McPherson e a traseira com eixo de torção contribuem para um equilíbrio entre conforto e estabilidade durante a condução. Com um peso de 1208 kg, o veículo se enquadra no segmento de SUVs compactos, apresentando dimensões que o tornam ágil e fácil de manobrar. Os freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor proporcionam uma capacidade de frenagem adequada. A direção hidráulica e os pneus 205/65 R15 contribuem para uma experiência de condução controlada e estável em diversas condições de estrada.

Preço Aproximado

O preço aproximado do veículo, está em torno de R$ 35.524 e R$ 47.589, dependendo do estado do carro e quilometragem, coloca-o em uma faixa intermediária em termos de custo, considerando as características oferecidas. Para potenciais compradores, é crucial avaliar esse valor em relação ao desempenho, eficiência e espaço proporcionados pelo veículo.

Ficha Técnica do Ford Ecosport XLT FreeStyle 1.6

Geral

  • Ano: 2010
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Série: –

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 399 cm3
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 12,3:1
  • Deslocamento: 1598 cm3
  • Código do motor: Zetec Rocam
  • Peso/potência: 11,29 kg/cv
  • Peso/torque: 79,0 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: –
  • Acionamento comando: Corrente
  • Diâmetro do cilindro: 82,07 mm
  • Curso do pistão: 75,5 mm
  • Potência máxima: 107 cv (A) a 5500 rpm
  • Torque máximo: 15,3 kgfm (A) / 14,5 kgfm (G) a 4250 rpm
  • Torque específico: 9,6 kgfm/litro
  • Potência específica: 67,0 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson, Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção, Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/65 R15
  • Traseiros: 205/65 R15
  • Estepe: 205/65 R15
  • Altura do flanco: 133 mm
  • Altura do flanco: 133 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4240 mm
  • Largura: 1734 mm
  • Distância entre-eixos: 2490 mm
  • Altura: 1672 mm
  • Porta-malas: 296 litros
  • Peso: 1208 kg
  • Ângulo de entrada: 28 graus
  • Ângulo central: –
  • Inclinação lateral máx.: –
  • Altura mínima do solo: –
  • Largura: –
  • Altura: –
  • Bitola traseira: 1446 mm
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Carga útil: 462 kg
  • Reboque com freio: –
  • Ângulo de saída: 34 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 165 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s

Consumo

  • Urbano: 6,2 km/l (A) / 8,8 km/l (G)
  • Rodoviário: 7,3 km/l (A) / 10,3 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 335 km (A) / 475 km (G)
  • Rodoviária: 394 km (A) / 556 km (G)

*Com informações do OLX, Otempo, Webmotors, MercadoLivre e iCarros.