Quanto custa um Golf GTI VR6? Hatch marcou história e ainda está no coração dos entusiastas da Volkswagen

Acelerando pelas ruas com uma elegância atemporal, o Volkswagen Golf GTi 2.8 VR6 de 2003 continua a encantar os entusiastas de carros esportivos. Com um motor vigoroso de 200 cv e um som inconfundível proveniente de seu motor VR6, este hatch médio oferece uma dose generosa de emoção ao volante. No entanto, o brilho deste ícone automotivo não se limita ao desempenho. Se você está pensando em adquirir um desses exemplares usados, é crucial considerar cuidadosamente alguns aspectos.
Publicado em Volkswagen dia 29/12/2023 por Alan Corrêa

O Golf GTI VR6 é uma das encarnações mais emocionantes e emblemáticas da linha Golf GTI da Volkswagen. Desde seu lançamento espetacular no Salão do Automóvel de 2002 até seu legado duradouro, este modelo exclusivo não apenas cativou os entusiastas, mas também estabeleceu novos padrões de desempenho e emoção na indústria automotiva.

Imagine-se em 2002, diante do estande da Volkswagen no Salão do Automóvel, encarando o Golf GTI VR6. Sua presença discreta, porém intrigante, atraiu a atenção de aficionados por carros e inovação. Com 67 unidades encomendadas ali mesmo, ficou claro que algo especial estava prestes a chegar ao mercado.

O Poder Sob o Capô: Um Motor V6 de Alta Performance

Desempenho: Aceleração forte de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e uma velocidade máxima de 209 km/h.
Desempenho: Aceleração forte de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e uma velocidade máxima de 209 km/h.

O que torna o Golf GTI VR6 tão especial é seu motor V6 de 2.8 litros, capaz de entregar 200 cv e um torque impressionante de 27 kgfm. Equipado com um câmbio manual de seis marchas, este hatch médio de duas portas conseguia atingir os 100 km/h em 7,7 segundos, uma marca notável mesmo para os padrões atuais, 24 anos após seu lançamento.

Um Estilo Discreto, porém Marcante: Detalhes Exclusivos

O Golf GTI VR6 não era apenas sobre desempenho, mas também sobre estilo. Com um emblema distintivo na grade dianteira, faróis com máscara negra, defletores dianteiro e traseiro, rodas de 17 polegadas e saias laterais, o modelo mantinha uma aparência elegante e discreta. O interior também recebia atenção especial, com costuras vermelhas nos bancos, volante e tapetes, além de uma plaqueta numerada e um toque de charme: o pomo da alavanca do câmbio em formato de bola de golfe.

Legado Duradouro: A Perenidade do Golf GTI VR6

Interior: Acomoda confortavelmente até 5 pessoas, com um interior ergonômico e focado no motorista.
Interior: Acomoda confortavelmente até 5 pessoas, com um interior ergonômico e focado no motorista.

Mesmo após todos esses anos, o Golf GTI VR6 permanece uma estrela brilhante na história da Volkswagen e dos “hot hatches”. Sua combinação de potência, estilo e exclusividade o torna um objeto de desejo para colecionadores e entusiastas de carros esportivos até os dias de hoje.

Explorar a história e as características do Golf GTI VR6 é apreciar não apenas um carro, mas uma peça de engenharia que desafiou limites e continua a ser admirada por sua herança única na indústria automotiva. Seu legado persiste, mantendo-se como um ícone entre os apaixonados por carros que buscam desempenho e emoção em cada curva.

Ficha técnica do Golf GTI VR6

O Volkswagen Golf GTi 2.8 VR6 de 2003 é um carro interessante em muitos aspectos. Com um motor VR6 de 2.8 litros e 6 cilindros em V, oferece uma potência de 200 cv a 6200 rpm e um torque máximo de 27 kgfm a 3200 rpm. Seu desempenho é notável, alcançando uma velocidade máxima de 209 km/h e atingindo 0-100 km/h em 7,7 segundos.

Motor, Preço e Transmissão:

  • Ano: 2003
  • Preço aproximado: R$ 160.000
  • Combustível: Gasolina
  • Lugares: 5
  • Portas: 2
  • Motor: VR6 de 2.8 litros
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Tração: Dianteira
  • Aspiração: Natural

Desempenho:

  • Consumo urbano: 7,2 km/l
  • Consumo rodoviário: 10,2 km/l
  • Autonomia urbana: 396 km
  • Autonomia rodoviária: 561 km
  • Aceleração 0-100 km/h: 7,7 segundos

Suspensão, Freios e Direção:

  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson
  • Suspensão traseira: Eixo de torção
  • Freios dianteiros: Disco ventilado
  • Freios traseiros: Disco sólido
  • Direção: Assistência hidráulica

Medidas e Peso:

  • Comprimento: 4190 mm
  • Largura: 1735 mm
  • Altura: 1440 mm
  • Peso: 1350 kg
  • Porta-malas: 330 litros

*Com informações da Volkswagen, Cimbaju e Webmotors.