Fiat Strada domina mercado, BYD Dolphin na liderança entre elétricos

Setembro de 2023 trouxe desafios para a indústria automobilística brasileira, mas também destacou a força contínua de modelos populares como a Fiat Strada e o surgimento do BYD Dolphin como líder no segmento de carros elétricos. À medida que o mercado continua a evoluir, é interessante observar como as preferências dos consumidores e as tendências de mobilidade estão mudando, moldando o futuro da indústria automobilística no Brasil.
Publicado em Notícias dia 3/10/2023 por Alan Corrêa

Em setembro, o mercado automobilístico brasileiro viu a Fiat Strada manter sua liderança nas vendas, com 12.835 unidades emplacadas, enquanto o BYD Dolphin surpreendeu ao vender mais que o Honda City, assumindo o posto de carro elétrico mais vendido no país, com 1.036 emplacamentos. Esses números refletem as mudanças nas preferências dos consumidores e o crescimento do mercado de veículos elétricos.

O mês passado trouxe desafios para o mercado automobilístico brasileiro, com uma queda de 4,67% nas vendas de carros e veículos comerciais leves em comparação com o mês anterior.

No entanto, em meio a essa baixa, algumas surpresas marcaram o cenário automotivo do país.

A Fiat Strada Mantém a Coroa

Entre os modelos a combustão, a Fiat Strada mais uma vez assumiu a posição de destaque como o carro mais vendido do mês, com impressionantes 12.835 emplacamentos. Isso a colocou à frente do Volkswagen Polo, que conquistou a segunda posição com 9.515 unidades vendidas. A liderança da Strada não é uma surpresa, pois ela já demonstrou seu poder de vendas em meses anteriores.

A Fiat Strada, com sua versatilidade e capacidade de carga, continua atraindo consumidores e mantendo sua posição no topo do ranking. Seu desempenho é um testemunho da demanda por veículos compactos e utilitários no Brasil.

Na sequência do ranking, encontramos dois hatches: o Chevrolet Onix, com 8.033 unidades vendidas, e o Hyundai HB20, que emplacou 7.622 carros. Fechando o top cinco está o Chevrolet Onix Plus, com 6.788 unidades emplacadas, solidificando seu lugar como o sedã mais vendido no Brasil.

Os SUVs também Têm Destaque

Embora a Fiat Strada tenha dominado o mercado de carros a combustão, os SUVs também tiveram seu momento. O Chevrolet Tracker foi o primeiro SUV da lista, ocupando a sexta posição com 6.537 unidades vendidas. Surpreendentemente, ele superou o Volkswagen T-Cross, que ficou em nono lugar, com 5.365 emplacamentos.

O sucesso contínuo dos SUVs no mercado brasileiro mostra a preferência dos consumidores por veículos com maior altura em relação ao solo e características versáteis.

A Ascensão dos Elétricos: BYD Dolphin Assume a Liderança

Uma das maiores surpresas do mês foi a ascensão do BYD Dolphin no mercado de carros elétricos no Brasil. Embora tenha sido apenas o 44° carro mais vendido no país, o BYD Dolphin registrou um desempenho recorde em setembro, com 1.036 unidades emplacadas. Isso o coloca à frente de qualquer outro veículo elétrico no mercado brasileiro.

O número de emplacamentos do BYD Dolphin também superou modelos que teoricamente deveriam ter uma demanda maior, como o Honda City, tanto na versão hatch (49°) quanto na versão sedã (50°), que tiveram apenas 683 e 682 unidades emplacadas, respectivamente.

Um detalhe importante é que, até agosto, o Volvo XC40 liderava como o carro elétrico mais vendido em 2023, com 1.071 unidades. No entanto, contabilizando o mês de setembro, o BYD Dolphin supera com uma certa folga o SUV, com 1.503 emplacamentos, contra 1.146 do Volvo.

O Ranking dos 30 Carros Mais Vendidos em Setembro de 2023

Aqui está a lista dos 30 carros mais vendidos no Brasil em setembro de 2023:

Vendas

Setembro de 2023 trouxe desafios para a indústria automobilística brasileira, mas também destacou a força contínua de modelos populares como a Fiat Strada e o surgimento do BYD Dolphin como líder no segmento de carros elétricos. À medida que o mercado continua a evoluir, é interessante observar como as preferências dos consumidores e as tendências de mobilidade estão mudando, moldando o futuro da indústria automobilística no Brasil.