A BYD apresenta ao Brasil a picape híbrida plug-in Shark, um modelo projetado para atender tanto consumidores urbanos quanto produtores rurais. A picape conta com motorização híbrida que combina um motor a combustão de 1.5 litro turbo e dois motores elétricos, entregando um total de 437 cv. Com uma autonomia de até 840 km e capacidade de carga de 835 kg, a Shark promete alto desempenho e versatilidade em qualquer tipo de terreno.
A chegada da BYD Shark ao Brasil marca um momento importante para o setor automotivo, especialmente no segmento de picapes. O país, que conta com uma forte presença do agronegócio, ganha agora uma opção de picape moderna, eficiente e alinhada com a tendência mundial de eletrificação.
A BYD Shark é uma picape híbrida plug-in projetada para o mercado brasileiro.
Pontos Principais:
- Autonomia elétrica de 100 km e total de 840 km.
- Potência total de 437 cv com motor híbrido plug-in.
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
- Caçamba com capacidade de 1450 litros e carga útil de 835 kg.
O mercado de picapes no Brasil sempre foi dominado por modelos a diesel e gasolina. No entanto, a chegada da Shark marca uma mudança significativa ao introduzir uma opção híbrida plug-in com tecnologias avançadas. A picape conta com três modos de condução para uso urbano e três para terrenos off-road, além de câmeras de alta tecnologia e um sistema de tração 4×4 sob demanda. O modelo é capaz de enfrentar diferentes tipos de estrada com segurança e eficiência.
O sistema de propulsão híbrido da Shark oferece um equilíbrio entre potência e economia de combustível. O motor a combustão de 1.5 litro turbo entrega 180 cv, enquanto os dois motores elétricos somam mais 257 cv. Esse conjunto permite que a picape acelere de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, tornando-se uma das picapes mais rápidas do mercado. A bateria de 29,6 kWh garante uma autonomia de 100 km no modo elétrico, ideal para trajetos curtos e uso urbano.
O modelo combina um motor a combustão de 1.5 litro turbo com dois motores elétricos.
A Shark oferece tecnologias modernas, como uma central multimídia com tela giratória de 12,8 polegadas, câmera sob o veículo para monitoramento do terreno e Head Up Display, que projeta informações no para-brisa. Esses recursos garantem maior segurança e praticidade ao motorista, especialmente em terrenos irregulares.
Outro ponto de destaque da Shark é a sua capacidade de carga. A caçamba comporta até 1450 litros, com uma carga útil de 835 kg. Embora a capacidade de carga não seja a maior do segmento, a versatilidade do modelo compensa essa característica. Além disso, o modelo oferece três tomadas de 220V, o que pode ser muito útil no campo ou em áreas remotas, funcionando como uma fonte de energia móvel.
O veículo conta com uma central multimídia de 12,8 polegadas e Head Up Display.
Em termos de consumo, a picape apresenta bons números para um veículo de sua categoria. No modo híbrido, a Shark faz 10 km/l na estrada e 11 km/l na cidade. O tanque de combustível tem capacidade de 57 litros, o que, aliado ao sistema híbrido, contribui para a longa autonomia de 840 km.
No mercado brasileiro, a Shark será oferecida em três cores: branco perolizado, preto metálico e azul metálico. A BYD também firmou uma parceria para a blindagem certificada do modelo, que pode ser adquirida por um valor adicional de R$ 78.200. A blindagem, segundo a marca, leva cerca de 22 dias para ser concluída.
O preço sugerido da picape é de R$ 379.800, posicionando-a como uma das opções mais modernas do segmento de picapes híbridas no Brasil. Considerando os recursos tecnológicos, potência e eficiência oferecidos, a Shark se apresenta como uma alternativa interessante para quem busca desempenho aliado à sustentabilidade.
A potência total do veículo é de 437 cv, com torque de 65 kgfm.
A suspensão independente nas quatro rodas, combinada com o sistema de tração integral, oferece maior conforto e estabilidade durante a condução. O modelo ainda conta com sistemas avançados de assistência ao motorista, como controle de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência e monitoramento de ponto cego.
Com a chegada da Shark, a BYD amplia sua presença no mercado brasileiro, já consolidada no segmento de veículos elétricos e híbridos. A picape representa um avanço importante, especialmente para consumidores do agronegócio, que buscam um veículo robusto e ao mesmo tempo eficiente.
Ficha Técnica do Shark
A capacidade de carga da caçamba é de 1450 litros, com carga útil de 835 kg.
Geral
- Ano: 2025
- Combustível: Eletricidade/gasolina (Híbrido plug-in)
- Configuração: Picape
- Lugares: 5
- Plataforma: DMO
- Portas: 4
- Porte: Médio
- Procedência: Importado
Motor
- Alimentação: Injeção multiponto
- Aspiração: Turbocompressor
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: BYD476ZQF
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Deslocamento: 1498 cm³
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 14,81 kg/cv
- Peso/torque: 106,6 kg/kgfm
- Potência específica: 120,2 cv/litro
- Potência máxima: 180 cv
- Regime potência máxima: 4500 rpm
- Torque máximo: 25 kgfm
- Regime torque máximo: 3000 rpm
- Válvulas por cilindro: 4
- Variação do comando: Admissão
Motor Elétrico
- Autonomia elétrica: 70 km
- Capacidade da bateria: 29,6 kWh
- Potência: 204 cv (traseiro)
- Potência combinada: 435 cv
- Potência de recarga: 40 kW (DC)
- Torque: 34,7 kgfm (traseiro)
Transmissão
- Acoplamento: Engrenagem epicicloidal
- Câmbio: Automático
- Marchas: 1
- Tração: Integral sob demanda
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, braços sobrepostos
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco ventilado
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 13,5 m
Pneus
- Dianteiros: 265/65 R18
- Traseiros: 265/65 R18
- Estepe: 265/65 R18
- Altura do flanco: 172 mm
Dimensões
- Altura: 1925 mm
- Altura mínima do solo: 210 mm
- Ângulo de entrada: 31 graus
- Ângulo de saída: 19,3 graus
- Bitola dianteira: 1660 mm
- Bitola traseira: 1660 mm
- Caçamba: 1450 litros
- Carga útil: 835 kg
- Comprimento: 5457 mm
- Distância entre-eixos: 3260 mm
- Largura: 1971 mm
- Peso: 2665 kg
- Rampa máxima: 30 graus
- Reboque com freio: 2500 kg
- Tanque de combustível: 57 litros
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 5,7 s
- Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo
- Rodoviário: 10 km/l
- Urbano: 11 km/l
Autonomia
- Rodoviária: 570 km
- Urbana: 627 km
Equipamentos do Shark
O preço da BYD Shark no Brasil é de R$ 380 mil aproximadamente.
Segurança
- Airbags de cortina
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de mudança de faixa
- Alerta de ponto cego
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Assistente de desembarque
- Assistente de farol alto
- Assistente de partida em rampa
- Assistente de permanência em faixa
- Câmera traseira para manobras
- Câmeras para visão de 360 graus
- Cintos de 3 pontos para todos ocupantes
- Controle automático de descida
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Desembaçador do vidro traseiro
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de LED
- Faróis de neblina
- Freios ABS
- Frenagem automática de emergência
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Luz de condução diurna
- Luz traseira de neblina
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Tração integral
- Travamento central das portas
- Vetorização de torque
Conforto
- Acionamento remoto do motor
- Ajuste de apoio lombar para o motorista
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Alças de segurança no teto
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Apoio de braço para o motorista
- Ar quente
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Assistente de centralização em faixa
- Auto Hold
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do motorista com aquecimento
- Banco do motorista com ventilação
- Banco do passageiro com ajuste elétrico
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Bancos revestidos em couro
- Câmbio automático
- Capô sustentado por mola a gás
- Carregamento bidirecional
- Chave presencial
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Comando interno da tampa do tanque
- Controle automático de velocidade
- Controle de velocidade adaptativo
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Destravamento remoto do porta-malas
- Direção assistida
- Faróis com acendimento automático
- Freio de estacionamento elétrico
- Ionizador/purificador de ar
- Limitador de velocidade
- Limpador de para-brisa automático
- Luz de teto traseira
- Luz no porta-luvas
- Luz no porta-malas
- Recuperação de energia cinética
- Retrovisor externo com aquecimento
- Retrovisor interno fotocrômico
- Retrovisores rebativeis eletricamente
- Rodas de liga leve
- Saída de ar para o banco traseiro
- Sistema start-stop
- Tampa traseira motorizada
- Zonas de ar-condicionado: 2
Entretenimento
- Carregador de celular por indução
- Comandos ao veículo via aplicativo
- Computador de bordo
- Conexão Bluetooth
- Conexão USB
- Espelhamento da tela do celular
- Head-up display
- Indicador de temperatura externa
- Informações do veículo via aplicativo
- Navegador GPS
- Rádio
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Roteador Wi-Fi
- Sistema de som Dirac
- Tomada de 110/220 volts
- Volante multifuncional
A autonomia total é de 840 km, sendo 100 km em modo elétrico.
A BYD Shark é a nova picape híbrida plug-in lançada no Brasil, combinando potência de 437 cv, autonomia total de 840 km e capacidade de carga de 835 kg. Com motor 1.5 turbo a gasolina e dois motores elétricos, o modelo oferece desempenho, versatilidade e tecnologia avançada.
Fonte: BYD e UOL.