Quantos km por litro faz o Volkswagen Parati 2008 Surf 1.8 G4 (Flex): preço, ficha técnica e fotos

Comprar um Volkswagen Parati Surf 1.8 usado pode ser uma boa opção, desde que algumas verificações essenciais sejam feitas. Avalie o estado da suspensão, freios, motor, consumo e desempenho para garantir uma compra segura e eficiente.
Publicado em Volkswagen dia 7/08/2023 por Alan Corrêa

Comprar um Volkswagen Parati Surf 1.8 usado pode ser uma opção interessante para quem procura um carro versátil e de fácil manutenção, mas é importante prestar atenção a alguns detalhes antes de fechar negócio. Como o veículo é de 2008, com mais de 15 anos de uso, é essencial uma revisão detalhada para garantir que não haja problemas mecânicos ou de desgaste excessivo nas peças principais.

Um dos pontos mais importantes é a análise do motor. O Parati Surf 1.8 possui motor 4 cilindros em linha com aspiração natural, que entrega até 103 cv com álcool. Verificar o estado da correia dentada, a injeção multiponto e o comando de válvulas é crucial, pois esses itens são susceptíveis ao desgaste com o tempo e podem demandar reparos caros se não forem devidamente mantidos. Avaliar se o motor mantém sua performance original é uma das principais etapas antes de fechar a compra.

Outro fator relevante é o consumo de combustível, que pode ser um diferencial importante, dependendo do uso que se fará do veículo. No Parati Surf, o consumo urbano com álcool é de 6 km/l, e na estrada chega a 7,9 km/l. Com gasolina, os números são um pouco mais eficientes, chegando a 9 km/l na cidade e 11,8 km/l em rodovias. O comprador deve considerar o custo-benefício do consumo em função do combustível que pretende utilizar com maior frequência.

Além disso, o sistema de suspensão também merece atenção especial. O Parati Surf 1.8 tem suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, ambas com mola helicoidal. Verificar o estado desses componentes é importante, pois, com o tempo, podem sofrer desgastes que afetam o conforto e a segurança durante a condução. Revisar amortecedores e molas pode ajudar a evitar problemas futuros e gastos inesperados.

Os freios também merecem uma inspeção detalhada. O modelo possui discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. A manutenção desses itens é fundamental para garantir segurança no dia a dia. O desgaste nos discos e a falta de manutenção nos tambores podem comprometer a frenagem e, consequentemente, a segurança do veículo. Certifique-se de que o sistema de freios esteja funcionando perfeitamente e, se necessário, providencie a troca de pastilhas e fluídos de freio.

Além disso, os pneus devem estar em bom estado, com as medidas corretas. O Parati Surf usa pneus 195/55 R15 tanto na dianteira quanto na traseira, e o estepe deve estar nas mesmas condições dos demais. Verificar o desgaste irregular pode indicar problemas com o alinhamento ou suspensão, então é importante fazer uma revisão desses itens antes de comprar o carro.

A compra de um Volkswagen Parati Surf 1.8 usado pode valer a pena, mas é essencial fazer uma revisão completa dos itens mencionados. Ao verificar o motor, o consumo de combustível, o sistema de suspensão, os freios e os pneus, o comprador pode evitar problemas futuros e garantir um veículo em boas condições de uso.

Desempenho, motor e potência

O veículo em questão apresenta um motor dianteiro de aspiração natural, com alimentação por injeção multiponto e quatro cilindros em linha. Esse conjunto gera uma potência máxima de 103 cavalos quando abastecido com álcool e 99 cavalos com gasolina, ambos entregues a 5250 rpm. O torque é de 16 kgfm com álcool e 15,5 kgfm com gasolina, com seu pico a 3000 rpm, o que proporciona uma boa resposta para uso urbano e rodoviário.

O motor tem cilindrada unitária de 445 cm³, um curso de pistão de 86,4 mm e diâmetro de cilindro de 81 mm, e a razão de compressão é de 10:1. O acionamento do comando é feito por correia dentada, um ponto que merece atenção em veículos usados, pois exige troca periódica para evitar danos ao motor.

Esse veículo possui uma tração dianteira, o que é comum em carros com essa configuração de motor longitudinal, além de uma transmissão manual de cinco marchas com embreagem monodisco a seco, proporcionando um controle direto sobre o desempenho. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 9,8 segundos, e a velocidade máxima atinge os 192 km/h, números que indicam um bom desempenho para um carro com essa motorização e peso. A plataforma sobre a qual foi construído é a AB9, característica dos veículos dessa linha.

Consumo e autonomia

Quando abastecido com álcool, o consumo urbano do veículo é de 6 km/l, e no rodoviário chega a 7,9 km/l. Com gasolina, o desempenho melhora, apresentando 9 km/l em consumo urbano e 11,8 km/l em rodovias. Esses números revelam uma boa eficiência para os padrões de veículos com motor flex da época, mas ainda assim, é importante que o comprador leve em consideração o custo-benefício em termos de consumo de combustível no uso diário.

A autonomia do veículo é um fator que pode variar dependendo do tipo de combustível e do estilo de condução. Com álcool, a autonomia urbana é de aproximadamente 306 km, enquanto na estrada atinge 403 km. Já com gasolina, a autonomia melhora consideravelmente, chegando a 459 km no uso urbano e 602 km em rodovias, o que oferece uma boa distância sem a necessidade de reabastecimento frequente, ideal para viagens mais longas.

Interior

O interior do veículo oferece espaço para cinco ocupantes, sendo considerado compacto, mas ainda funcional. O porta-malas tem capacidade de 437 litros, o que é uma característica bastante interessante para quem precisa de um veículo prático, especialmente em viagens ou no transporte de carga leve. A configuração interna prioriza a simplicidade, mas sem deixar de oferecer o essencial para um uso confortável.

Com uma carga útil de 460 kg, o veículo permite o transporte de passageiros e bagagens de forma equilibrada, sem comprometer o desempenho. A capacidade do tanque de combustível é de 51 litros, o que contribui para uma autonomia satisfatória tanto em áreas urbanas quanto em rodovias, conforme mencionado anteriormente. No entanto, é sempre recomendável verificar as condições do tanque e do sistema de combustível em veículos usados.

Medidas

O sistema de suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, enquanto a traseira conta com eixo de torção, ambas com molas helicoidais como elemento elástico. Essas características conferem ao veículo uma estabilidade adequada, mas é importante inspecionar os amortecedores e demais componentes da suspensão em carros usados, especialmente após longos períodos de uso.

Quanto aos freios, o veículo utiliza discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, uma combinação bastante comum que oferece boa capacidade de frenagem. Novamente, uma revisão completa do sistema de freios é recomendada, garantindo que discos, tambores e pastilhas estejam em bom estado.

A direção é assistida hidraulicamente, o que facilita o manuseio, especialmente em baixas velocidades e manobras. Verificar a condição do fluido e do sistema de assistência da direção é crucial em veículos usados, para evitar reparos caros no futuro.

Os pneus dianteiros e traseiros têm a medida 195/55 R15, e o estepe segue a mesma especificação. Verificar o estado de desgaste dos pneus e a presença do estepe são passos essenciais antes de fechar qualquer compra de um carro usado. Além disso, é importante atentar-se para o alinhamento e balanceamento do veículo, fatores que influenciam diretamente a dirigibilidade e a segurança.

O comprimento do veículo não foi informado, mas sua largura é de 1651 mm, a distância entre-eixos é de 2470 mm e a altura é de 1418 mm, medidas que contribuem para um bom aproveitamento do espaço interno e da estabilidade em movimento. O peso não foi especificado, mas é sempre uma boa prática checar os documentos do veículo para confirmar o peso total e garantir que ele não tenha sofrido modificações que possam afetar seu desempenho.

Preço aproximado

O valor aproximado desse veículo no mercado de usados está em torno de R$ 38.827, mas pode variar conforme o estado de conservação, quilometragem e localização do vendedor. Em veículos usados, é importante negociar o preço com base em uma avaliação mecânica completa, incluindo possíveis custos de manutenção e reparos necessários. Leve em consideração os itens de desgaste natural, como pneus, freios, correia dentada e suspensão, ao negociar o valor final.

Ficha Técnica do Volkswagen Parati Surf 1.8

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

*Com informações de AutoPapo, iCarros e Mobiauto.