Renault Captur 2023 Intense 1.3 Turbo (flex) Automático: fotos, preço e ficha técnica

Avaliar a compra de um Renault Captur Intense 1.3 usado pode ser uma opção, mas é necessário estar atento a diversos fatores. Veja os principais pontos a observar, como o estado do motor, suspensão, freios, e consumo. Entenda o que precisa ser verificado para garantir uma boa compra.
Publicado em Renault dia 6/08/2023 por Alan Corrêa

A compra de um Renault Captur Intense 1.3 usado pode ser uma alternativa interessante, mas como em qualquer aquisição de veículo usado, é fundamental estar atento a alguns detalhes que podem impactar na durabilidade e no custo de manutenção. Esse modelo específico oferece um motor com turbocompressor e injeção direta, características que trazem bom desempenho, mas que exigem atenção especial à manutenção. Antes de realizar a compra, é importante verificar o histórico de revisões e possíveis sinais de desgaste nos componentes internos do motor, como a corrente de acionamento e o sistema de injeção de combustível.

Outro ponto que merece atenção é o estado da suspensão e dos freios. O Renault Captur Intense 1.3 possui uma suspensão dianteira independente do tipo McPherson e traseira com eixo de torção, elementos que podem sofrer desgaste, especialmente se o veículo foi utilizado em condições severas, como terrenos irregulares. Inspecionar o funcionamento dos freios, especialmente os discos ventilados dianteiros e os tambores traseiros, é essencial para garantir a segurança do veículo. Pequenas falhas nesses sistemas podem gerar custos adicionais e comprometer a segurança do carro.

O consumo de combustível é outro fator relevante a ser observado. O Captur Intense 1.3 apresenta consumo médio de 7,7 km/l no ciclo urbano com álcool e 10,9 km/l com gasolina. No ciclo rodoviário, esses números sobem para 8,2 km/l e 11,6 km/l, respectivamente. Em veículos usados, esses dados podem variar de acordo com o estado do motor e o histórico de manutenções. Testar o carro em diferentes condições de condução pode fornecer uma ideia mais precisa do consumo real.

Além disso, é necessário verificar os itens de segurança e conforto que equipam o modelo. O Renault Captur Intense 1.3 vem de série com airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e sensores de estacionamento traseiros. Verificar o funcionamento desses sistemas eletrônicos é fundamental para garantir que o veículo ofereça a segurança esperada.

Outro ponto relevante na compra de um veículo usado é a verificação dos itens de conforto. Esse modelo conta com ar-condicionado automático, direção assistida, vidros elétricos e ajuste elétrico dos retrovisores. É importante testar todos esses sistemas para evitar surpresas futuras. Muitos compradores de veículos usados acabam por enfrentar problemas com sistemas eletrônicos que podem ser caros para reparar.

Por fim, o espaço interno e a capacidade de carga também podem ser fatores de decisão. O Renault Captur Intense 1.3 possui um porta-malas de 437 litros e oferece um bom espaço para os ocupantes. Esses aspectos podem fazer a diferença dependendo das necessidades do comprador, seja para uso familiar ou para viagens mais longas.

Portanto, ao considerar a compra de um Renault Captur Intense 1.3 usado, é essencial realizar uma avaliação completa do estado do veículo, com foco no motor, suspensão, freios, consumo e equipamentos de segurança e conforto. Isso garantirá que a compra seja bem-sucedida e que o veículo ofereça o desempenho esperado ao longo dos anos.

Desempenho, motor e potência

O veículo possui um motor com instalação dianteira e aspiração por turbocompressor, o que contribui para seu desempenho em diferentes condições de uso. O motor de quatro cilindros em linha é alimentado por injeção direta de combustível, proporcionando uma potência de até 162 cv a 5500 rpm, com torque máximo de 27,5 kgfm a 1600 rpm. Além disso, a variação do comando de válvulas ocorre tanto na admissão quanto no escape, garantindo eficiência no uso do combustível e no desempenho do veículo.

A tração é dianteira, e o câmbio é do tipo CVT de 8 marchas, com acoplamento através de um conversor de torque, o que favorece uma condução mais suave e confortável. A plataforma do veículo, identificada como Dacia B0, é compacta, mas oferece boa estabilidade e dirigibilidade. No quesito desempenho, o veículo atinge uma velocidade máxima de 190 km/h, realizando a aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.

Consumo e autonomia

No que se refere ao consumo de combustível, o veículo apresenta números variados, dependendo do tipo de combustível utilizado. No ciclo urbano, o consumo médio com álcool é de 7,7 km/l, enquanto com gasolina atinge 10,9 km/l. Já no ciclo rodoviário, esses números sobem para 8,2 km/l com álcool e 11,6 km/l com gasolina. Esses dados indicam um desempenho equilibrado, especialmente em trajetos rodoviários.

Quanto à autonomia, no ciclo urbano o veículo é capaz de rodar aproximadamente 354 km com álcool e 501 km com gasolina. No ciclo rodoviário, esses valores aumentam para 377 km com álcool e 534 km com gasolina, o que proporciona boa flexibilidade para viagens mais longas sem necessidade de reabastecimento frequente.

Interior

O espaço interno do veículo é um dos seus pontos fortes, acomodando até cinco ocupantes com conforto. O banco do motorista conta com ajuste de altura, enquanto os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis, permitindo que o porta-malas seja utilizado de maneira mais versátil, conforme as necessidades de carga. A capacidade do porta-malas é de 437 litros, um espaço razoável para o transporte de bagagens e itens volumosos.

Além disso, o veículo conta com diversos itens de conforto, como ar-condicionado automático, direção assistida e retrovisores elétricos rebatíveis, oferecendo uma experiência de condução mais confortável e prática. A configuração interna é pensada para facilitar o uso no dia a dia, com funcionalidades como controle elétrico dos vidros e chave presencial.

Medidas

O sistema de suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, enquanto a suspensão traseira é composta por um eixo de torção. Esses componentes, combinados com molas helicoidais, proporcionam uma boa absorção de impactos, resultando em uma condução estável mesmo em terrenos irregulares.

Os freios dianteiros são discos ventilados, garantindo maior eficiência na frenagem, enquanto os traseiros utilizam tambores. O sistema de direção conta com assistência elétrica, o que facilita manobras em ambientes urbanos e em alta velocidade. O diâmetro de giro do veículo é de 10,9 metros, o que permite uma boa manobrabilidade, especialmente em espaços mais estreitos.

Quanto aos pneus, o veículo utiliza o modelo 215/60 R17 tanto nas rodas dianteiras quanto nas traseiras. Esse tipo de pneu oferece um bom equilíbrio entre conforto, durabilidade e eficiência no consumo de combustível, sendo adequado para o porte do veículo.

Em termos de dimensões, o veículo possui uma largura de 1813 mm, distância entre eixos de 2673 mm e uma altura de 1619 mm. A altura mínima do solo é de 212 mm, o que oferece uma boa capacidade de transitar em terrenos acidentados sem que o fundo do veículo sofra danos. A carga útil suportada pelo veículo é de 448 kg.

Preço aproximado

Atualmente, o preço aproximado do veículo é de R$ 107.998. É importante considerar que o valor pode variar dependendo das condições do mercado de usados, como quilometragem, estado de conservação e eventuais modificações realizadas no veículo. Ao avaliar a compra, é recomendável verificar também o histórico de manutenção e os possíveis desgastes em componentes importantes, como motor e transmissão.

Ficha Técnica do Renault Captur Intense 1.3

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Renault Captur Intense 1.3

Segurança

Conforto

Entretenimento

*Com informações de vrum, Virgola e Mobiauto.