Ford Ranger XL 3.0 Turbo 4×2 Cabine Dupla 2012: uma picape manual ótima para o trabalho

Esse Ford Ranger XL 3.0 Turbo 4x2 CD de 2012 parece ser uma picape robusta e versátil para levar cargas em vias urbanas. Com um motor turbo diesel de 3.0 litros e 163 cavalos de potência, oferece um bom torque de 38,7 kgfm a 1600 rpm, o que é útil para tarefas de carga e desempenho off-road.
Publicado em Ford dia 2/08/2023 por Alan Corrêa

Se você procura uma picape resistente para o dia a dia, a Ford Ranger XL 3.0 Turbo 4×2 CD de 2012 pode ser uma excelente opção no mercado de veículos usados. Com um motor turbo diesel de 3.0 litros e 163 cavalos de potência, essa picape oferece um equilíbrio impressionante entre desempenho e economia de combustível. Com um consumo de 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, essa Ranger proporciona uma autonomia invejável em rodovias, ideal para longas viagens ou uso urbano intensivo.

No entanto, ao considerar a compra desse veículo, é fundamental observar alguns pontos essenciais. Apesar de oferecer tração 4×2, indicando sua melhor performance em vias pavimentadas, é crucial verificar o histórico de manutenção para garantir que o veículo foi adequadamente cuidado, especialmente em relação ao seu motor turbo. Além disso, é recomendável realizar uma inspeção minuciosa na suspensão e no sistema de freios, com foco na durabilidade e no desgaste, para garantir uma experiência segura ao dirigir. A Ranger XL 3.0 Turbo 4×2 CD é uma picape versátil e robusta, mas é essencial considerar estes aspectos antes de fechar negócio, garantindo assim uma compra satisfatória e sem surpresas desagradáveis.

A Ford Ranger XL 3.0 Turbo 4×2 CD de 2012 não é 4×4, o que significa que é mais adequada para vias pavimentadas e estradas regulares. Essa configuração é excelente para quem não necessita enfrentar terrenos muito desafiadores, lama ou trilhas difíceis, mas busca uma picape para utilização em vias convencionais, oferecendo capacidade de carga e resistência. É uma escolha interessante para quem prioriza o uso urbano e rodoviário sem demandar tanto desempenho off-road.

Desempenho, Motor e Transmissão

Neste veículo, o desempenho é uma mistura equilibrada entre potência e funcionalidade. Equipado com um motor diesel turbo de 3.0 litros e uma potência de 163 cavalos, oferece um torque generoso de 38,7 kgfm a 1600 rpm. A transmissão manual de 5 marchas contribui para uma condução estável e suave, enquanto a tração traseira torna-o mais adequado para estradas pavimentadas. Seu motor proporciona uma resposta eficiente, ideal para tarefas de carga e para aqueles que buscam um bom desempenho tanto em áreas urbanas quanto rodoviárias.

Consumo e Autonomia

Considerando seu tamanho e motor diesel, esse veículo apresenta números de consumo razoáveis. Com uma média de 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, oferece uma boa autonomia para viagens, sendo capaz de percorrer aproximadamente 675 km na condução urbana e 975 km em estradas com um único tanque de combustível. Esses valores se mostram competitivos para uma picape desse porte, proporcionando eficiência durante deslocamentos rotineiros ou viagens mais longas.

Interior, Espaço e Caçamba

O interior desta picape é funcional e prático, oferecendo espaço suficiente para cinco ocupantes. Com um layout simples e intuitivo, proporciona conforto para motorista e passageiros. A ampla caçamba com capacidade para 844 litros oferece espaço para carga, sendo útil para transportar itens volumosos ou para atividades relacionadas ao trabalho. No entanto, é importante notar que o acabamento pode ser considerado mais simples se comparado a alguns concorrentes do segmento.

Suspensão, Medidas, Freios, Direção e Pneus

A suspensão dianteira independente e a suspensão traseira com eixo rígido garantem estabilidade em diferentes tipos de terreno. Os freios a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira proporcionam uma boa capacidade de frenagem. A direção hidráulica e os pneus de medida 245/70 R16 contribuem para uma condução mais confortável e segura, oferecendo uma boa aderência em diferentes condições de estrada.

Preço Aproximado

O preço médio deste veículo usado no mercado gira em torno de R$ 65.000 a R$ 75.000, variando de acordo com o estado do veículo, sua quilometragem e eventuais acessórios ou personalizações inclusos. É recomendável considerar os valores praticados no mercado atual, realizando uma análise comparativa e negociando dentro de uma faixa de variação que pode estar cerca de 5 mil acima ou abaixo desses valores médios, dependendo das condições específicas de cada oferta.

*Com informações do Webmotors e UOL.