Inmetro revela carros com melhor eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases

A tabela antecipa alguns lançamentos, como a nova picape Chevrolet Montana, o novo Hyundai Tucson, o Peugeot E-2008 elétrico, os modelos elétricos EQA, EQB e EQC da Mercedes-Benz, o sedan elétrico JAC e-J7, os SUVs elétricos Dongfeng Seres e BYD Yuan, além de novos veículos comerciais elétricos das marcas BYD e do grupo Stellantis. A marca McLaren também volta ao programa com seu superesportivo Artura Plug-in.
Publicado em Notícias dia 19/02/2024 por Alan Corrêa

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), sob a coordenação do Inmetro, anunciou a publicação da Tabela 2023. Esta tabela fornece informações detalhadas sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissões de gases para um total de 747 modelos e versões de carros de passeio, picapes e utilitários disponíveis para venda no Brasil. Notavelmente, esta edição comemora o 15º aniversário do PBEV e abrange 68 modelos totalmente elétricos (VE) e 48 híbridos plug-in (VEHP).

Essa iniciativa visa oferecer aos consumidores dados claros e abrangentes sobre o desempenho ambiental e energético dos veículos, incentivando a escolha de opções mais eficientes e sustentáveis. A inclusão de informações específicas sobre modelos elétricos, como autonomia no modo elétrico em quilômetros de alcance, reflete a crescente importância desse segmento no mercado automotivo brasileiro.

Além disso, a tabela antecipa lançamentos futuros (veja a tabela completa aqui), destacando a entrada de novos modelos, como a picape Chevrolet Montana, o Hyundai Tucson, o Peugeot E-2008 elétrico, os elétricos EQA, EQB e EQC da Mercedes-Benz, o sedan elétrico JAC e-J7, os SUVs elétricos Dongfeng Seres e BYD Yuan, bem como novos veículos comerciais elétricos das marcas BYD e do grupo Stellantis. A volta da marca McLaren ao programa com seu superesportivo Artura Plug-in também é destacada.

É importante observar que a tabela não apenas informa sobre veículos movidos por combustíveis tradicionais, mas também inclui modelos elétricos e híbridos plug-in, promovendo a conscientização sobre alternativas mais sustentáveis. Essa abordagem alinha-se com as diretrizes estabelecidas pelo governo federal por meio do Inovar Auto e do Programa Rota 2030, garantindo uma avaliação abrangente do consumo energético em veículos, independentemente da tecnologia de propulsão.

Top 10 Modelos Flex Combustão em Eficiência Energética

Renault Kwid Zen/Intense:

Peugeot 208 LIKE MT:

Chevrolet Onix Plus 10 MT LT:

VW Polo TSI Manual:

Fiat Cronos Drive:

Fiat Mobi Easy:

Chevrolet Onix Plus 10 T MT:

CHEVROLET ONIX 10MT HB:

VW VOYAGE MPI:

Renault Sandero Life/Sedition:

*Com informações do Inmetro e Ford.