O Renault Sandero Authentique 1.6 8V de 2008 emerge como uma opção interessante para quem busca um veículo compacto e versátil. Com sua propulsão flex, oferece a flexibilidade de uso entre álcool e gasolina, proporcionando uma autonomia equilibrada tanto em áreas urbanas quanto em estradas, com números que se destacam no consumo rodoviário, atingindo até 12,5 km/l com gasolina.
Aspectos como a manutenção prévia, especialmente relacionada à suspensão e freios, merecem uma análise minuciosa, já que o desgaste ao longo dos anos pode impactar no desempenho. Além disso, é recomendável verificar o estado do motor e da transmissão, garantindo uma avaliação técnica completa antes de efetivar a compra. Com uma dirigibilidade satisfatória e números aceitáveis de consumo, o Sandero 1.6 8V pode ser uma escolha atrativa, desde que os potenciais compradores estejam atentos aos detalhes mecânicos e histórico de manutenção do veículo.
O modelo em questão oferece um desempenho razoável para seu porte e categoria. Equipado com um motor de 1.6 litros e 8 válvulas, sua potência atinge até 95 cavalos (com álcool) e 92 cavalos (com gasolina) a 5250 rpm. O torque máximo chega a 14,1 kgfm (álcool) e 13,7 kgfm (gasolina) a 2850 rpm, o que proporciona uma resposta aceitável nas acelerações. A transmissão manual de 5 marchas oferece uma condução suave e precisa, contribuindo para um desempenho equilibrado tanto em ambiente urbano quanto rodoviário.
Um dos pontos positivos desse veículo é seu consumo, especialmente em estradas, atingindo até 12,5 km/l com gasolina, oferecendo uma autonomia razoável para viagens mais longas. No entanto, em áreas urbanas, esse número reduz para 7 km/l (álcool) e 9 km/l (gasolina), o que pode ser considerado dentro da média para um veículo desse porte.
O interior do carro proporciona um espaço razoável para motorista e passageiros, com capacidade para até cinco ocupantes. O porta-malas com 320 litros oferece uma boa capacidade de armazenamento para o dia a dia, embora possa ser limitado em viagens com bagagem volumosa.
A suspensão independente na dianteira (McPherson) e o eixo de torção na traseira contribuem para uma dirigibilidade estável e confortável em diferentes tipos de terreno. Os freios a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira oferecem uma boa capacidade de frenagem. A direção hidráulica proporciona uma condução mais suave e facilitada, enquanto os pneus de medida 185/65 R15 oferecem uma aderência satisfatória ao solo.
Considerando sua faixa de ano e configuração, o modelo costuma ser encontrado por volta de R$ 20.509 e R$ 30.500, sujeito a variações de acordo com o estado de conservação, quilometragem e possíveis acessórios ou opcionais inclusos no veículo.