Volvo quer dobrar o número de eletropostos rápidos instalados no país

A Volvo Car do Brasil está expandindo sua rede de eletropostos rapidamente, com a inauguração de mais 14 pontos até o final de fevereiro, totalizando mais de 100 em todo o país. Isso é parte de um investimento de R$ 70 milhões para desenvolver a infraestrutura de eletrificação no Brasil. A empresa já tinha 10 eletropostos em operação até o final do ano passado, mas agora está ampliando sua presença para conectar as principais rotas do país.
Publicado em Notícias dia 13/02/2024 por Alan Corrêa

A Volvo Car do Brasil está realizando uma expansão significativa de sua rede de eletropostos em todo o país, como parte de seus esforços para promover a mobilidade elétrica. Até o final de fevereiro, a empresa planeja inaugurar mais 14 pontos de recarga rápida, elevando o total para mais de 100 em todo o território nacional.

Essa expansão é parte de um investimento de R$ 70 milhões destinado a criar uma infraestrutura de carregamento que abranja todas as regiões do Brasil. Desde o final de 2023, a Volvo já inaugurou vários eletropostos em cidades-chave, incluindo Balneário Camboriú, Angra dos Reis, Capitólio, Nova Mutum, Rondonópolis, São José dos Campos e Itumbiara. Outros pontos estão planejados para inauguração em Ubatuba, Paracatu, Açu, Sinop, Riviera de São Lourenço e Campos Altos até o final deste mês.

Os eletropostos já instalados têm sido utilizados para recarregar veículos elétricos em todo o país. Desde maio de 2022 até janeiro de 2024, eles realizaram mais de 12.000 recargas, totalizando aproximadamente 257.580 kWh de consumo de energia. Esse volume de energia é equivalente a permitir que os usuários de carros elétricos dessem 25 voltas ao redor do mundo, de acordo com o Livro dos Recordes (Guiness Book), que estabelece que são necessários 40.000km para se dar uma volta ao mundo.

Além da expansão da rede de eletropostos, a Volvo Car do Brasil está investindo em novos modelos e tecnologias para impulsionar a adoção de veículos elétricos no país. Em 2023, a empresa fez o pré-lançamento do novo Volvo EX30, com o objetivo de dobrar o volume de vendas da empresa no Brasil. O ano foi marcado pelo sucesso do Volvo XC40, o primeiro veículo elétrico da marca no Brasil, que se tornou o BEV mais vendido do país. O Volvo XC60 também continuou liderando as vendas de híbridos na categoria Premium.

Esses esforços refletem o compromisso da Volvo Car do Brasil com o desenvolvimento da mobilidade elétrica e sustentável no país. Com sua expansão da rede de eletropostos, lançamentos de novos modelos e liderança nas vendas de veículos eletrificados, a empresa está desempenhando um papel importante na transição para um futuro mais limpo e sustentável para o Brasil.

*Com informações da Volvo.