Toyota Starlet Cross: SUV Não Deve Chegar no Brasil

A Toyota lançou o SUV Starlet Cross, uma parceria com a Suzuki, inicialmente desenvolvida para o mercado indiano. Com dimensões compactas e motor 1.5 aspirado, o modelo se destaca por seu custo-benefício. Confira detalhes sobre a estratégia da Toyota e as especificações do veículo.
Publicado em Toyota dia 24/08/2024 por Alan Corrêa

O Toyota Starlet Cross é um SUV compacto, com 3,99 metros de comprimento, posicionando-se abaixo dos 4 metros, uma estratégia para atender à legislação indiana que oferece vantagens fiscais para veículos menores. Esse tamanho reduzido também visa atender consumidores que buscam um SUV acessível, mas funcional.

O SUV utiliza o motor 1.5 aspirado, já conhecido na linha Yaris no Brasil, entregando 105 cv. Com foco em ser uma opção econômica, equipado com itens básicos de conforto e segurança, como faróis de LED, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro, multimídia com tela de 7 polegadas, e controle de estabilidade. A versão topo de linha adiciona recursos como seis airbags e central multimídia de 9 polegadas.

A Toyota optou por comercializar o modelo na África do Sul, mantendo o modelo como uma alternativa mais barata em comparação ao futuro Yaris Cross, que será produzido no Brasil a partir de 2025. Com um preço de 299.900 rand, o que equivale a cerca de R$ 92.604, o modelo chega como uma opção interessante para consumidores que buscam um SUV com boa relação custo-benefício.

O modelo foi desenvolvido inicialmente para o mercado indiano, mas a estratégia de expansão da Toyota o levou a outros países, como a África do Sul. Embora o carro se encaixe no perfil de consumidores brasileiros, a Toyota optou por seguir uma linha diferente no Brasil, com a produção local do Yaris Cross, que terá um foco maior em tecnologias híbridas e maior tamanho.

A presença de dois airbags na versão de entrada e a ausência de alguns itens de conforto mostram o compromisso da Toyota em manter o exemplar acessível. Essa estratégia visa mercados onde o custo é um fator decisivo para os consumidores.

A produção do Yaris Cross no Brasil, com início previsto para o final de 2024, coloca o mercado nacional em uma posição privilegiada para receber uma versão mais tecnológica e avançada dos SUVs compactos da marca. O Yaris Cross será maior que o Starlet Cross, com 4,31 metros de comprimento, e virá com uma versão híbrida, que será o modelo híbrido mais barato da Toyota no Brasil.

Enquanto isso, o lançamento seguirá sua trajetória em mercados onde o preço é o principal diferencial, destacando-se como um SUV compacto que equilibra simplicidade e eficiência. A parceria entre Toyota e Suzuki continua a gerar frutos, demonstrando a importância de colaborações estratégicas para o desenvolvimento de veículos que atendem a demandas específicas de diferentes regiões.

O Toyota Starlet Cross chega como uma alternativa compacta e acessível, desenvolvida para atender mercados emergentes, destacando-se pela eficiência e simplicidade. Sua introdução na África do Sul reflete a estratégia da Toyota de expandir sua presença global, oferecendo produtos que atendem às necessidades específicas de cada mercado.

*Com informações de Motor1.